O cobre (cu) é um metal de alta durabilidade e boa resistência à corrosão. É o metal mais antigo conhecido pelo ser humano, tendo sido descoberto e utilizado há aproximadamente 10 000 anos. Uma das maneiras mais comuns para se produzir cobre metálico é a partir da reação da calcosita (cu2s) com o gás oxigênio (o2), como mostra a equação química a seguir, não balanceada: cu2s (s) + o2 (g) → cu (s) + so2 (g) texto ii considere-se que uma empresa de fundição utiliza 4 × 106 mol de calcosita para produzir cobre metálico, que há oxigênio em excesso e que a reação tem 100% de rendimento. Qual é a quantidade, em mols, do metal que será produzido?
Soluções para a tarefa
Considerando a reação balanceada da calcosita para a produção do cobre e fazendo os demais cálculos estequiométricos, encontraremos que a quantidade produzida deste metal é 8 × 10^6 mol.
Balanceando a reação
A reação não balanceada fornecida é:
cu2s (s) + o2 (g) → cu (s) + so2 (g)
Sabemos que uma molécula de cu2s possui dois átomos de cobre, portanto deve haver dois átomos de cobre no lado dos produtos. A quantidade de O2 e S está correta. Logo, a reação balanceada fica:
cu2s (s) + o2 (g) → 2cu (s) + so2 (g)
Quantidade de cobre
Pela reação balanceada sabemos que um mol de calcosita produz 2 mol de cobre. Então, com temos 4 × 10^6 mol de calcosita, basta fazer:
Ncobre = 2×Ncalcocita
Ncobre = 2×4 × 10^6 mol
Ncobre = 8 × 10^6 mol
Determinamos que a quantidade de metal cobre produzida nesta reação é 8 × 10^6 mol.
Saiba mais sobre estequiometria em: https://brainly.com.br/tarefa/2781927
#SPJ1