Química, perguntado por wesleygui22, 9 meses atrás


O clínquer é o principal constituinte do cimento, sendo um material originado da calcinação (tratamento
térmico de um sólido) de uma mistura de calcário (carbonato de cálcio), argila e aditivos. No processo de
calcinação, o carbonato de cálcio se decompõe em óxido de cálcio e dióxido de carbono. É devido a esse
processo que a indústria cimenteira é responsável por aproximadamente 5% da emissão global de gás
carbônico na atmosfera (Agência FAPESP, 2016).

a) Escreva a equação química que representa a calcinação do carbonato de cálcio. Considerando que
1,8 tonelada da mistura citada acima produza 600 kg de dióxido de carbono, determine a
porcentagem em massa de carbonato de cálcio na mistura.​

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianalimalima00159
0

Resposta:

Você já ouviu falar de clínquer? Esse nome possivelmente pode não soar familiar, mas saiba que ele é muito mais comum do que se imagina. Prédios, casas, calçadas, estágios e, basicamente, quaisquer obras de construção civil contam com o cimento como um dos seus materiais básicos... E o clínquer é o principal componente presente na composição do cimento.

O clínquer é um material granular e rígido, como pode ser observado na imagem abaixo. De maneira geral, pode-se dizer que o clínquer é considerado um pó homogêneo (farinha), de diferentes matérias-primas moídas e misturadas que, quando submetido a altíssimas temperaturas, se transforma em rocha. O processo de produção dessas substâncias não é nada simples e pode provocar impactos ambientais consideráveis.

Processo de produção

O clínquer ou clínquer Portland, como também é conhecido, é obtido a partir da queima de matérias-primas moídas em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 °C. A principal matéria-prima para fabricar o clínquer é a rocha calcária e, além dela, também são utilizados, em menor proporção, argila, e óxidos de ferro e alumínio.

Assim, o primeiro passo é extrair e "refinar" essas matérias-primas. As rochas calcárias passam por um processo de britagem e trituração após serem extraídas, até que seja obtido um pó fino. Em seguida, é realizada uma mistura homogênea, com todas as matérias-primas necessárias. Essa mistura também se refere a um pó fino e é chamada de "farinha" ou "cru".

Esse material é, então, introduzido em um forno rotativo onde é aquecido até uma temperatura de 1450 °C, momento em que ocorre a clinquerização.

Perguntas interessantes