O clima polar da região é o dos mais severos: frio e seco, com índices pluviométricos inferiores a 50 milímetros anuais. A vegetação, escassa devido ao frio intenso, é marcada pela presença da Tundra, principalmente no litoral. Qual é o nome dado aos imensos blocos de gela da antártida:
Imagem sem legenda
iceberges
inselbergs
blocos rochosos
pedras de gelo
Soluções para a tarefa
Resposta:
As regiões de clima polar são perpetuamente cobertas por neve e gelo durante todo o ano. Esse tipo de clima está presente nas regiões de altas latitudes, onde o Sol nunca incide o suficiente para causar derretimento significativo e a temperatura raramente sobe acima de zero. Durante as longas noites polares, que duram seis meses nos polos, as temperaturas podem cair para valores extremamente baixos. A temperatura mais baixa já registrada ocorreu na Antártida, onde um valor de -88 ºC foi relatado.
Características
Regiões climáticas polares não possuem verões quentes e são marcadas pela ausência de árvores e baixa umidade. Algumas regiões polares recebem menos que 250 milímetros de precipitação por ano e podem ser tão secas quanto os desertos quentes. As placas de gelo continental (calotas polares) da Groenlândia e da Antártida levaram milhões de anos para se formar.
Ainda podemos dividir o clima polar de acordo com a latitude e as temperaturas que apresentam no decorrer do ano.
Nas regiões de menor latitude, as temperaturas alcançam 10°C nos meses mais quentes. Nesses locais, é possível visualizar, nos curtos verões, a vegetação rasteira tundra. Não existem árvores nessa vegetação; no máximo, alguns arbustos.
Nas regiões mais próximas aos polos, as baixíssimas temperaturas negativas durante todo o ano inviabilizam a existência de qualquer tipo de vegetação, pois nesses locais o chamado “gelo eterno” impede que o solo fique exposto.