O clima é um importante fator responsável pela variação das paisagens e pela diversidade biológica na Terra. Nas cidades, influi no desenvolvimento de tipologias e variações arquitetônicas, assim como em diferentes hábitos e costumes. Sofre influência de diversos fatores locais, como topografia, presença de vegetação, tipo de solo, capacidade térmica dos materiais presentes na superfície, proximidade de corpos d’água, balanço entre espaços construídos e espaços abertos. (BARBIRATO; TORRES; SOUZA, 2011).
Considerando que o arquiteto e urbanista precisa analisar os elementos morfológicos que compõem a paisagem da região com o objetivo de qualificá-la, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Quanto menor o conhecimento do arquiteto e urbanista a respeito da área a ser remodelada, melhor será o diagnóstico e por conseqüência o programa de necessidades proposto.
( ) São exemplos de sistemas de mobilidade urbana: o sistema viário e sua hierarquização, o sistema de transporte público coletivo (ônibus, trem, metrô), o sistema cicloviário,o sistema de circulação de pedestres.
( ) Como sistema de edificações podemos citar: praças, ruas, parques, edifícios, jardins etc.
( ) A leitura morfológica da paisagem, identifica os principais acessos, fragilidades e potencialidades dos sistemas estudados e observados.
( ) Um projeto de requalificação urbana deve dialogar com o tecido urbano atual, não podendo ser fruto apenas da negação do existente.
Assinale a alternativa que apresente as análises CORRETAS que devem ser desenvolvidas na atuação do arquiteto paisagista em parques:
Escolha uma:
e.
F – V – F – V – V Correto
Soluções para a tarefa
F – V – F – V – V.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Falsa. Para um melhor diagnóstico e proposta de programa de necessidades, maior deve ser o conhecimento do arquiteto e do urbanista a respeito da área.
II – Verdadeira. Sistema viário e sua hierarquização, sistema de transporte público coletivo (ônibus, trem, metrô), sistema cicloviário, sistema de circulação de pedestres são exemplos de sistemas de mobilidade urbana.
III – Falsa. Praças, ruas, parques, edifícios e jardins são exemplos de espaços de convivência.
IV – Verdadeira. Para a identificação dos acessos, fragilidades e potencialidades dos sistemas que serão estudados e observados faz-se necessária a leitura morfológica.
V – Verdadeira. Para que ocorra um projeto de requalificação urbano é preciso que se tenha diálogo com o tecido urbano atual.
Bons estudos!
e. F – V – F – V – V