“O clima do Brasil geralmente é temperado de bons, delicados e salutíferos ares, donde os homens vivem muito até 90, cento e mais anos [...] a terra é um tanto melancólica, regada de muitas águas, assim de rios caudais, como do céu, e chove muito nela, principalmente no inverno; é cheia de grandes arvoredos que todo o ano são verdes; é terra montuosa, principalmente nas fraldas do mar.”
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Historiografia brasileira: uma breve história da história no Brasil é correto afirmar que o padre Fernão Cardim, o autor do trecho acima:
A interpreta a natureza brasileira como um elemento divino e relaciona os nativos com os primeiros habitantes do Jardim do Éden.
B elogia o clima, relacionando-o à longevidade da população local e destaca os verdes e a abundância de chuvas.
C conduz uma leitura que reforça a beleza da natureza e a humanidade do indígena, retirando dele o estereótipo de selvagem.
D exagera na sua representação da natureza brasileira, já que as mesmas características climáticas, de fauna e flora existiam na Europa.
E Induz os leitores de sua obra a relacionarem a natureza brasileira com o inferno e o nativo com o bestial e selvagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
É correta a alternativa B.
No texto não há qualquer referência ao caráter dos nativos, que são mencionados apenas de passagem, e somente como pessoas que, pelas boas condições climáticas do país, vivem até os cem anos.
O que é mencionado é que o clima é agradável e colabora para a vida humana, que há grande abundância, no território nacional, de vida vegetal e que as chuvas são frequentes e fortes, de modo que há muita água potável e terreno fértil no país.
Respondido por
0
Resposta:
A resposta correta é a letra B
elogia o clima, relacionando-o à longevidade da população local e destaca os verdes e a abundância de chuvas.
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás