História, perguntado por geovannadias017, 11 meses atrás

O clima de crise permanente que caracterizou o mandato de Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil, foi provocado:
a.
pelo problema da sucessão entre 'civilistas' e 'militaristas', tendo como foco principal a figura de Rui Barbosa.
b.
pelo desencadeamento do problema de Canudos, que envolveu grande parte do Exército brasileiro.
c.
pela contestação da legalidade da sucessão do vice-presidente e da necessidade de novas eleições após a renúncia de Deodoro da Fonseca.
d.
pela manutenção da política de Deodoro, sobretudo quanto à dissolução do Congresso e a permanência do estado de sítio.
e.
pelo descontentamento dos cafeicultores, ainda inconformados com a abolição da escravatura. ME AJUDA, POR FAVOR

Soluções para a tarefa

Respondido por juscelino765
32

Resposta:

Alternativa correta: letra C - pela contestação da legalidade da sucessão do vice-presidente e da necessidade de novas eleições após a renúncia de Deodoro da Fonseca.

Explicação:

As grandes crises do governo Floriano Peixoto foram ocasionadas a pelo questionamento de sua posse. A Constituição de 1891 exigia novas eleições em caso de renúncia antes de dois anos de mandato. Com a renúncia de Deodoro da Fonseca, ocorreu a Revolta da Armada liderada por oficiais da Marinha que exigiam a renuncia de Floriano e a convocação de novas eleições.

Respondido por EduardoPLopes
30

É correta a alternativa C, tendo o governo de Floriano Peixoto passado por uma "crise permanente" pois mesmo a sua promulgação foi um Golpe, já que havia base legal, pelas leis da época, da assunção do poder pelo Vice-Presidente (no caso, Floriano Peixoto foi vice de Deodoro da Fonseca) na ocasião de renúncia do Presidente.

Esta situação, legalmente inválida, associada com a personalidade irritadiça e autoritária de Floriano Peixoto, que não tinha apoio da maior parte da burguesia nacional, e as constantes revoltas populares e da Marinha contra o seu governo fizeram com que seus anos na frente da presidência fossem bem difíceis.

Perguntas interessantes