O citoesqueleto é representado por três tipos de filamentos principais: os microtúbulos, os filamentos de actina e os filamentos intermediários, que embora sejam comum a maioria das células eucariontes, podem variar na quantidade e distribuição conforme o tipo celular.
KAMEI, M. C. de S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018.
De posse dessas informações e considerando o conhecimento obtido no material de estudo e videoaulas sobre os tipos de filamentos que representam o citoesqueleto, relacione as colunas que seguem:
1. Microtúbulos ( ) Estão envolvidos principalmente na determinação da forma celular, na organização do citoplasma, no transporte intracelular de vesículas e organelas, em uma variedade de movimentos celulares e na separação dos cromossomos durante a divisão celular.
2. Filamentos de actina ( ) Capacitam as células a suportar o estresse mecânico. Por isso, estão presentes em grande quantidade de células suscetíveis a esse fator, como nas células epiteliais, musculares e ao longo dos axônios dos neurônios.
3. Filamentos intermediários ( ) Produz alterações na forma celular, formação do anel contrátil e contração muscular.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3.
Alternativa 2:
2, 3, 1.
Alternativa 3:
3, 2, 1.
Alternativa 4:
2, 1, 3.
Alternativa 5:
1, 3, 2.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa 5) é a correta
Os microtúbulos estão presentes em praticamente todas as células, e agem na organização do citoplasma, pois são proteínas do citoesqueleto celular, também age no transporte intracelular de vesículas e íons e auxilia em vários movimentos celulares e na separação dos cromossomos.
Os filamentos intermediários são proteínas altamente insolúveis que permitem a celular suportar estresse mecânico, existe em grandes quantidades em células que precisam dessa defesa.
Os filamentos de actina estão relacionada a contração muscular e conseguem alterar a forma celular.
Perguntas interessantes
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás