O cisma do Oriente foi marcado por conflitos religiosos e políticos:antes mesmo de ocorrer o cisma do Oriente a autoridade do papa sobre a igreja oriental era pequena porquê?
Soluções para a tarefa
Cisma é divisão ou ruptura e o “Cisma do Oriente” foi o rompimento que ocorreu em 1054 d.C., entre as Igrejas Católicas do Oriente e a do Ocidente. Essa estrutura era típica do império que se subdividira em dois, em 286, e ainda quando se decretou que a capital imperial seria Roma, as duas sedes continuaram existindo. De fato, as diferenças entre as igrejas causaram essa divisão própria Império que era Ocidental e Oriental. Com as invasões bárbaras, o Império do Ocidente caiu, em 476, e o Império do Oriente permaneceu até 1453 e ficou conhecido como Império Bizantino.
As duas Igrejas tinham sedes nesses lugares diferentes do Império: a sede (ou sé) da igreja ocidental em Roma e a da oriental em Constantinopla, mas eram uma só igreja cristã. O plano religioso de ambas acarretou aos poucos o distanciamento doutrinário entre elas. O Papa era a autoridade máxima da igreja, no continente europeu, e havia duas outras autoridades, chamadas de Patriarcas, uma sede ficava em Alexandria (Egito) e outra em Constantinopla (Turquia). Quando Alexandria foi anexada pelo Egito ao Império Muçulmano, deixou de ser importante, restando somente Constantinopla, cidade que antes se chamava Bizâncio e que depois veio a ser chamada Istambul.
leia tudo e só escreva o que seja necessário.