Filosofia, perguntado por Laugabriele, 11 meses atrás

O CÍRCULO DE VIENA E O CRITÉRIO DA VERIFICABILIDADE.

1 - Qual era o principal objetivo do Círculo de Viena?

a) O desenvolvimento de uma filosofia da ciência baseada em uma linguagem lógica e a partir de procedimentos lógicos com alto rigor científico.
b) O desenvolvimento de uma filosofia prática baseada na utilidade dos conceitos filosóficos para a vida das pessoas.
c) O desenvolvimento de uma filosofia existencialista baseada na experiência individual e em conceitos como angústia e desespero.

2 - Círculo de Viena buscava especificar a estrutura lógica de uma determinada teoria científica?

a) Sim. Um trabalho pioneiro.
b) Não. Buscava a estrutura metafísica.
c) Buscava as estruturas metafísicas e religiosas.

3 - Quais desses importantes pensadores foram as maiores influências para os pensadores do Círculo de Viena?

a) Platão, Aristóteles, Kant e Hegel;
b) Tomás de Aquino e Santo Agostinho;
c) Karl Popper e Thomas Kuhn
d) Auguste Conte, Frege e Einstein.
e) Maquiavel, Galileu e Copérnico.

4 - Qual é o princípio fundamental característico do positivismo lógico do chamado Círculo de Viena?

a) Princípio de falseabilidade.
b) Princípio de refutação ou refutabilidade.
c) Princípio nomológico-dedutivo.
d) Princípio de indução ou de indução estatística.
e) Princípio de verificação ou de verificabilidade.

5 - Você deve ter compreendido que o Critério da Verificabilidade de um fato caracterizou-se como a principal contribuição dos pensadores do Círculo de Viena para a Ciência Pós-Moderna. Portanto, elabore duas proposições/enunciados que atendem ao critério da verificabilidade e dois que não atendem. (Obs: Não utilizem os mesmos exemplos dados pelo professor durante a aula.)

Soluções para a tarefa

Respondido por dexzinhooooo
21

Resposta:

1) A 2)A 3)D 4)E 5) eu também não sei

Explicação:


defantedb: =(
Respondido por AnthonioJorge
7

1) O principal objetivo do Círculo de Viena era o desenvolvimento de uma filosofia da ciência baseada em uma linguagem lógica. Logo, a alternativa A é a correta.

2) O Círculo de Viena não busca nenhuma estrutura metafísica. Logo, por exclusão, a alternativa A é a correta.

3)Os maiores influenciadores do Círculo de Viena foram o positivista Comte, o lógico Frege e o físico Einstein. Logo, a alternativa D é a correta

4) O princípio fundamental do Círculo de Viena foi o o princípio de verificabilidade. Logo, a alternativa E é a correta.

5) "Deus é mau" e "os anjos têm asas" são, para os pensadores do Círculo de Viena, enunciados que não atendem ao critério de verificabilidade. Já "o homem nasce" e "o homem morre" são sentenças que obedecem ao critério da verificabilidade, conforme veremos:

O principio de verificação constitui o critério de distinção entre proposições sensatas e proposições insensatas, de modo que tal principio se configura como critério de signfiicancia que delimita a esfera da linguagem sensata da linguagem sem sentido que leva à expressão o mundo das nossas emoções e dos nossos medos.

  • Com base nesse principio, só tem sentido as proposições possíveis de verificação empírica ou factual, vale dizer, as afirmações das ciências empíricas.
  • A matemática e a lógica constituem somente conjuntos de tautologias, convencionalmente estipuladas e incapazes de dizer algo sobre o mundo
  • A metafísica, juntamente com a ética e a religião, não sendo constituídas por conceitos e proposições factualmente verificáveis, são um conjunto de questões aparentes que se baseiam em pseudoconceitos.
  • O trabalho que resta ao filósofo sério é o da análise semântica (relação entre linguagem e realidade à qual a linguagem se refere) e da sintática (relações dos sinais de uma linguagem entre si) do único discurso significante, isto é, do discurso científico
  • Por isso, a filosofia não é doutrina, mas sim atividade: atividade clarificadora da linguagem.

O Círculo de Viena tinha em seu núcleo básico o principio de verificação, segundo o qual só tem sentido as proposições que podem ser verificadas empiricamente, através do recurso aos fatos da experiência.  

Foi com base nesse princípio que os neopositivistas decretaram a insensatez de toda afirmativa metafísica e teológica, sustentando, ademais, a redução das normas éticas a um conjunto de emoções.

Viena constituía terreno particularmente adequado par ao desenvolvimento das ideias neopositivistas, em virtude do fato de que, durante a segunda metade do século XIX, o liberalismo (e suas relações com o iluminismo, empirismo e utilitarismo) representava a orientação política predominante.

Ademais, diferentemente da maioria das universidades alemãs, a Universidade de Viena se mantivera, graças à influencia da Igreja Católica, substancialmente imune ao idealismo.

As linhas essenciais do programa neopositivista, formuladas no escrito programático do grupo, eram as seguintes:

  • A formação de uma EINHEITSWUISSENSCHAFT, isto é, uma ciência unificada, abrangendo todos os conhecimentos fornecidos pela física, as ciências naturais e a psicologia.
  • O meio para esse fim devia consistir no usado do método lógico de análise elaborado por Peano, Frege, Whitehead e Russell.

Os resultados da aplicação desse método ao material das ciências empíricas seriam: a eliminação da metafísica; uma contribuição para a clarificação dos conceitos e das teorias da ciência empírica e para a clarificação dos fundamentos da matemática.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/14315839

Anexos:
Perguntas interessantes