Sociologia, perguntado por tauaney104, 10 meses atrás

O cinema tem lançado muitas "distopias" que mostram o controle ideológico extremo sobre a maioria da população com o objetivo de beneficiar pequena parcela dela. Podemos ver isso em divergente, O doador de memórias e Insurgente. As classes dirigentes utilizam-se de muitas formas de controle ideológico para manter sua posição de denominação. Esses filmes podem ser enquadrados como produtos da indústria cultural? Que características você ressaltaria para defender sua posição? Qual é o seu papel na formação de uma consciência crítica das massas?
VALENDO 100 PONTOS

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
279

Estes filmes podem sim ser enquadrados como produtos da indústria cultural na medida que foram produzidos por grandes estúdios de cinema e tiveram como objetivo o consumo mediante pagamento pelos frequentadores de cinema, de modo que o seu objetivo é distrair e divertir um grande número de pessoas.

O fato de que possuem um roteiro com foco narrativo simples, com começo, meio e fim e que apelam para chavões artísticos comuns, como o arco do herói e uma concepção maniqueísta (do sumo bem contra o sumo mal), são elementos, associados ao modo como são distribuídos e o público alvo, que servem para caracterizá-los como produtos da indústria cultural.

De acordo com os críticos da cultura de massa, estes filmes não possuem qualquer papel na construção da consciência crítica das massas, pois a consciência crítica é um exercício autônomo promovido pelo próprio indivíduo, algo que não pode ser efetivado por meio de produtos comerciais feitos para o consumo rápido e que tem como principal objetivo distrair.

Perguntas interessantes