Biologia, perguntado por lolo5889759, 1 ano atrás

o cientista francês Louis Pasteur foi muito importante por ter ajudado a derrubar a teoria da geração espontânea. Qual foi a contribuição criada, para que pudéssemos ter uma vida mais saudável de ao ingerimos tal alimento?​

Soluções para a tarefa

Respondido por satelliteex
0

Resposta:

Explicação:

''Algum tempo após, atendeu a solicitação de alguns dos vinicultores e cervejeiros da região que lhe pediram para descobrir como os vinhos e a cervejas azedavam.

Durante sua  investigação, através do uso de microscópio, ele pôde constatar que a levedura ocasionava este processo. Solucionou este problema através de um processo que originou a atual técnica de pasteurização dos alimentos.''

Basicamente, Pasteur fez um estudo para saber o porquê dos vinhos e cervejas azedarem, e ele acabou descobrindo a ação de leveduras (fungos) que causavam o azedamento.

Também para defender a teoria da biogênese (seres vivos são originados por meio da reprodução de outros da mesma espécie), Pasteur fez um experimento, que estou deixando em anexo.

Ele adicionou um caldo nutritivo a um balão de vidro com gargalo alongado, aqueceu o gargalo, imprimindo a esse um formato de tubo curvo (pescoço de cisne). Ferveu o caldo, submetendo-o a uma temperatura até o estado estéril (ausência de micro-organismo), porém permitindo que o caldo tivesse contato com o ar (essa é uma técnica utilizada no processo de Pasteurização, em que o alimento é submetido à altas temperaturas para que sejam mortos os micro-organismos ali presentes).

Depois da fervura, deixando o balão em repouso por muito tempo, percebeu que o líquido permanecia estéril. Isso foi possível devido a dois fatores:

O primeiro foi consequente ao empecilho físico, causado pela sinuosidade do gargalo. O segundo ocasionado pela adesão de partículas de impureza e micro-organismos às gotículas de água formadas na superfície interna do gargalo durante a condensação do vapor, emitido pelo aquecimento e resfriado quando em repouso.

Depois de alguns dias, ao verificar a não contaminação, Pasteur quebrou o gargalo, expondo o caldo inerte aos micro-organismos suspensos no ar, favorecendo condições adequadas para a proliferação de germes.

Anexos:
Perguntas interessantes