O cidadão brasileiro é corrupto? Uma redação com 25 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Essa discussão levanta várias questões: a corrupção no Brasil é endêmica? O desvio de conduta presente na sociedade é herança cultural? A malandragem é comum? Está no DNA? A interpretação da ética de maneira enviesada é prática natural?. “As pessoas agem conforme o vento. Estabelecem um comportamento-padrão, que é regra, e banalizam tudo. As que praticam têm escapatória, as que não, são penalizadas. A sociedade produz desigualdade nessas sutilezas”, alerta Juracy Costa Amaral, doutor em sociologia e professor da PUC-Minas.
Na real, a encruzilhada é: como cobrar honestidade, seja dos políticos, seja da sociedade civil, se, nas ações diárias, cada um comete infrações que comprometem o bem comum?
Quando nós falamos em corrupção, logo os políticos são lembrados e viram o principal alvo da conversa. Mas será que eles são os únicos corruptos deste país? Será que os cidadãos refletem sobre a licitude e honestidade de suas atitudes no dia a dia?
Muitas pessoas acreditam que o poder econômico dos candidatos define os vencedores, uma vez que a compra direta ou indireta de votos e a possível aferição de benefícios podem atrair o eleitorado. Mas os motivos que determinam a escolha de cada cidadão variam e dependem de fatores como classe social, econômica e intelectual, assim como as ideologias e propostas daqueles que almejam o voto. Vivemos em um Estado Democrático de Direito que assegura essa livre preferência. O que não é admissível é que essa escolha seja viciada, sobrepondo os interesses privados em detrimento do interesse público.
A corrupção é, sem dúvidas, um dos piores males vividos nos estados democráticos modernos, mas ela não é um acontecimento recente, nem tampouco uma criação brasileira. O desvio de conduta, a desonestidade, a ambição desregrada são intrínsecas à natureza humana. O homem quando em sociedade, vive em constantes escolhas e decisões que o colocam muitas vezes entre a satisfação dos desejos próprios e a prática do correto, ou seja, a observância das regras morais frente à possibilidade de ser beneficiado ilegitimamente.
Espero ter ajudado