O ciclo de Carnot compõe a máquina térmica mais eficiente possível de ser construída. Apesar de ela não ser capaz de utilizar todo o calor retirado da fonte quente para a produção de trabalho (o que violaria a segunda lei da Termodinâmica), ela permite o melhor aproveitamento possível desse calor. Esse nível de eficiência se reflete na grandeza física chamada entropia.
Marque a alternativa que explica a razão pela qual um ciclo completo de uma máquina de Carnot gera zero de variação na entropia.
Escolha uma:
a. A máquina de Carnot é composta por dois processos adiabáticos, que geram entropia positiva, que é cancelada pela entropia negativa dos dois processos isotérmicos.
b. A máquina de Carnot é composta por dois processos adiabáticos, que não geram entropia, uma expansão e uma contração isotérmicas, que geram entropias de valores iguais e opostos, que se cancelam.
c. A máquina de Carnot é composta por dois processos adiabáticos, uma expansão e uma contração isotérmicas, e nenhum dos processos citados gera alteração na entropia.
d. A máquina de Carnot gera zero variação na entropia pois é um sistema completamente isolado, em equilíbrio, sem interações com o ambiente.
e. A máquina de Carnot converte todo o calor da fonte quente em trabalho, sem perdas por processos dissipativos, de modo que nenhuma entropia é gerada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: Letra b. A máquina de Carnot é composta por dois processos adiabáticos, que não geram entropia, uma expansão e uma contração isotérmicas, que geram entropias de valores iguais e opostos, que se cancelam.
Explicação:
Corrigido Pelo AVA.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Direito,
10 meses atrás