Biologia, perguntado por RainhaDaBad5643, 11 meses atrás

O ciclo celular pode ser interrompido em determinadas fases para evitar a produção de células com erro no DNA. A ausência de controle da divisão celular relaciona-se diretamente com o desenvolvimento de neoplasia (câncer). Um exemplo de controle do ciclo celular é a interrupção em G1 pela proteína p53 , quando uma lesão no DNA é detectada. O que ocorre com uma célula quando essa proteína é ativada?? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por Godiel
8
Olá! Esse é um estudo sobre Câncer e ciclo celular, mecanismos anticâncer.

A proteína p53, também conhecida como TP53 tem papel fundamental na resposta celular para problemas que surgem na replicação do DNA. Em casos de câncer, normalmente a p53 foi inativada, ou o gene que a codifica sofreu mutação.

Esta proteína possui muitos mecanismos de atuação anticâncer, atuando na manutenção da estabilidade do genoma, podendo levar a célula a apoptose e inibindo a angiogênese.

No caso apresentado ao interromper a G1 ela ativa proteínas de reparo de DNA, permitindo que as mesmas atuem até que o reparo seja concluído e possa prosseguir com a divisão celular. Para isso ela se liga ao DNA e ativa a expressão de uma série genes. Podemos destacar a atuação da p21 que é a atuante no processo de interromper o processo do complexo G1 CDK, ligando-se a ele.

Caso o DNA seja irreparável, ela pode ativar o processo de Apoptose pela via intrínseca, que resulta no inicio de uma cascata de reações, também chamada de cascata das caspases, que levam a célula a perda de sua morfologia, levando a mesma a morte celular.

Bons estudos!!

Respondido por lopesmarcelo95
9

Resposta:

interrompe a sintese de dna

Explicação:

Perguntas interessantes