Química, perguntado por ArthurTxt2, 3 meses atrás

O chumbo é um metal pesado que é bioacumulativo (acumula-se progressivamente na cadeia alimentar e não é eliminado com o tempo), tóxico, cancerígeno, prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso, pode afetar o sistema circulatório, levar ao desenvolvimento de anemia, saturnismo, gerar alterações neurológicas e do sistema reprodutor, além de disfunção renal.

Todos esses fatores levam muitos a se preocuparem com as formas de contaminação por chumbo, e um dos envolvidos em especulações são os cosméticos. Desde o dia 27 de março de 2013, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o uso de chumbo em cosméticos por meio da resolução RDC 15/2013 e determinou que o uso de acetato de chumbo só pode ocorrer em tinturas capilares, sendo que em outros cosméticos não há nenhuma regulamentação. [...]

As doenças mencionadas nesse texto estão associadas à

suscetibilidade coletiva.
solubilidade do metal.
predisposição genética.
densidade do metal.
concentração do metal.


isabellabarbosa094: D) densidade do metal
Victorhliima: tá certo é a D msm
cenouracabeluda: isso msm
0000109303936xsp: Valeu Tanjiro

Soluções para a tarefa

Respondido por NinguemPergunto
19

Resposta:

D) densidade do metal.

Explicação:

De modo sucinto, “o adjetivo 'pesado' é literal, resultado de esses materiais serem mais densos. isto é, seus átomos ficam mais próximos uns dos outros.

Respondido por anders1lva
13

As doenças mencionadas no texto estão relacionadas à alta densidade do chumbo (Pb).

Por que o chumbo é um metal tóxico?

O chumbo é um metal pesado bioacumulativo, ou seja, os seres vivos não foram adaptados a utilizar este metal. Sendo assim, é uma material tóxico, logo, não está associado a suscetibilidade coletiva.

Alternativa incorreta

A solubilidade do metal apenas facilita a sua dispersão em água, sendo assim, a doença não é causada pela solubilidade. A solubilidade pode facilitar o consumo maior, mas o que determinará é a quatnidade de metal ingerido.

Alternativa incorreta.

Assim como na primeira alternativa não há uma predisposição genética para acumular o metal, uma vez que, o organismo não tem vias metabólicas de excreção do chumbo, cm isso, todos os indivíduos irão acumular este metal caso seja ingerido.

Alternativa incorreta

O metal não é eliminado pois uma vez dentro das células a sua densidade alta impede que seja expelido, com isso, ele agrega-se em qualquer órgão que adentrar (rins, fígado, cérebro, etc).

Alternativa correta.

A concentração é um fator para intoxicação mas não para excreção. Uma vez que, em outros compostos tóxico como o monóxido de carbono podem ser excretados em grandes concentrações.

Alternativa incorreta

Veja mais sobre densidade em: https://brainly.com.br/tarefa/5238083

Anexos:
Perguntas interessantes