''O ceticismo é qualquer atitude de questionamento para o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas como fatos. Filosoficamente, é a doutrina da qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade.''
''De um modo geral, o dogmatismo é uma espécia de fundamentalismo senso comum. Os dogmas expressam verdade talvez não certas, indubitáveis e não sujeitas a qualquer tipo de revisão ou crítica.''
1. Baseado no primeiro texto acima, estaria dizendo que, os filósofos todos eram céticos?
2. Em toda racionalização humana, o questionamento do fundamento e dúvidas sobre verdades do mundo e do ser em sua essência eram pensamentos que buscavam o conhecimento geral através da razão. Sendo assim, o dogmatismo é presente em quem pensa desta forma?
3. Dogmatismo e Ceticismo são opostos de um ao outro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Nem todos os filósofos eram céticos, alguns filósofos acreditavam que era possível sim chegar a alguma certeza a respeito da verdade, o texto em si não fala que todos os filósofos eram céticos; apenas define o ceticismo como uma doutrina da qual as pessoas são incapazes de chegar a alguma certeza.
2. Sim, ainda que de forma inferior À presente nas pessoas não questionadoras. O que se questiona muitas vezes não é o dogma em si mas o porquê de se seguir o dogma, seu sentido; de certo modo (quase) todos seguem algum dogma, mesmo os mais questionadores. Questionar tudo o tempo todo pode ser entendido como um dogma, tem gente que encara o questionamento como um dogma embora não admita.
3. Dogmatismo e ceticismo são opostos de um ao outro, salvo quando o ceticismo torna-se um dogma.
Explicação: