O ceticismo de David Hume inspirou Kant, que é reconhecido como o fundador do idealismo alemão. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor define a leitura que Kant fez de Hume.
(A) Hume era cético em relação aos ideais democráticos modernos, o que o levou a defender o antigo regime, trilha seguida também por Kant e pelo idealismo alemão. Hume criticava a expansão colonial europeia na América, o que influenciou o idealismo alemão, que foi a primeira corrente filosófica europeia a defender a emancipação política do novo mundo.
(B) Hume era cético em relação ao racionalismo moderno porque era admirador da tradição católica medieval, percepção que influenciou bastante Kant e o idealismo alemão, que se esforçaram em defender os valores cristãos.
(C)Hume desconfiava da ambição cognitiva iluminista, fundada no procedimento dedutivo. Essa desconfiança inspirou Kant e o idealismo alemão, fundado no procedimento indutivo.
(D) Hume desconfiava da modesta cognitiva do iluminismo, argumentando que se tratava de uma estratégia silenciosa de dominação, o que influenciou muito a crítica que o idealismo alemão fez ao iluminismo francês
Soluções para a tarefa
Resposta:d
Explicação:
Hume desconfiava da ambição cognitiva iluminista, fundada no procedimento dedutivo. Essa desconfiança inspirou Kant e o idealismo alemão, fundado no procedimento indutivo.
Hume acredita que o conhecimento é captado pelos sentidos e cunha um ceticismo mitigado, pois desconfia da razão humana (C).
David Hume, filósofo moderno inglês, foi um dos representantes da escola empirista na Modernidade e trouxe à filosofia uma nova forma de conceber o conhecimento a partir do homem.
Para Hume, o homem é um feixe de impressões e tudo o que ele conhece parte das suas experiências no mundo. O homem não possui conhecimento a priori das coisas, como concebe Descartes. Ele só vem a conhecer a partir das sensações.
Hume desmistifica eventos de inferência causal, como a relação entre fumaça e fogo. Segundo o filósofo, só porque há fumaça não quer dizer que há fogo. Assim, a causalidade não é intrínseca às coisas, mas é uma indução manifestada pelos hábitos e pela repetição aferida pelas experiências.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/23931675