O ceticismo científico é uma das características fundamentais da ciência e de toda a atividade intelectual. O astrônomo e divulgador científico Carl Sagan escreveu uma obra chamada O Mundo Assombrado Pelos Demônios (2006), em que ele descreve exemplos de aplicação do ceticismo científico na vida cotidiana. O ceticismo, argumenta Sagan, é uma ferramenta indispensável para não deixar enganar a nós mesmos.
Qual é a definição de ceticismo científico?
a. Uma abordagem filosófica que adota a suspensão de juízo pela impossibilidade de provar algum fenômeno.
b. Uma abordagem niilista que considera a ciência isenta de valores.
c. A negação absoluta do conhecimento científico.
d. Uma abordagem que consiste na dúvida metódica ou razoável aplicada a situações e afirmações destituídas de boas evidências.
e. A crença religiosa no poder da ciência.
Soluções para a tarefa
Alternativa "D"
Ceticismo científico (português brasileiro) ou cepticismo científico (português europeu) é a prática de questionar se uma afirmação está sustentada em pesquisa empírica e se é reproduzível, como parte da norma metodológica que procura a "extensão do conhecimento certificado".
Resposta:
RESPOSTA CORRETA LETRA D
Explicação:
O ceticismo científico é uma posição moderada que foi defendida pelo filósofo Paul Kurtz e pelo astrônomo e divulgador científico Carl Sagan. Esse tipo de ceticismo é aplicado como uma abordagem metodológica para avaliar afirmações e hipóteses acerca das quais não existem evidências suficientemente fortes para apoiá-las. O ceticismo científico também pode ser aplicado em situações da vida cotidiana, como quando compramos um objeto usado e perguntamos sobre suas reais condições. Ele pode, ainda, ser aplicado no âmbito coletivo da investigação científica, quando uma hipótese é levada à crítica responsável da comunidade científica – por exemplo, quando os cientistas analisam os principais problemas de uma determinada hipótese e a qualidade de sua evidência para apoiá-la ou refutá-la. Sem ceticismo, o dogmatismo reinaria não apenas na ciência, mas em toda atividade intelectual.