O cérebro é um órgão como os outros. Ele exige que seja dado o que ele precisa, e que seja evitado o que lhe é prejudicial. Ele não é um órgão estático e está em permanente relação com o meio ambiente, com os outros e consigo mesmo. A higiene cerebral deve fazer parte da pedagogia. Ela consiste em recuperar ou conservar o ecossistema, onde o funcionamento cerebral é ideal (“eco” vem da palavra grega oikos = casa), respeitar os ritmos básicos do organismo e buscar o equilíbrio dos fatores endógenos e exógenos que participam da vida cerebral. (Hélène Trocmé-Fabre, 2002, pg. 104).
Com base no texto acima, o que pede o cérebro em termos de exigências físicas, além do oxigênio e a alimentação?
Escolha uma:
a. Estimulantes químicos exteriores
b. Atividade intensa e prolongada
c. Uma instabilidade emocional
d. Ficar em uma postura passiva para aprender
e. Movimento e afetividade
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá,
O cérebro, um órgão como todos os outros, além de suas necessidades básicas de manutenção, que se dá por meio da ingestão dos nutrientes essenciais, do repouso, de boas noites de sono e de fatores químico-físicos.
Mas não se limita a isso, o cérebro humano sempre liga os fatores externos e internos, é o que nos coloca em contato com o mundo exterior e nos faz compreendê-lo. Dessa forma, é um órgão extremamente ativo, que sempre precisa de movimento e afetividade.
Letra D.
Abraços!
Perguntas interessantes