O cérebro determina a linguagem e a linguagem determina o cérebro, essa é questão abordada e investigada por diversos teóricos da Psicologia, como Freud, Lacan, Vigotski, Piaget, Luria, entre outros. Dentro dessa perspectiva, ao pensarmos no tratamento centrado na fala e na escuta especializada, processo presente nas psicoterapias e nos processos de psicanálise, temos um contato direto com o que Freud veio a chamar de a. Cura pela fala. B. Inclinação para o cuidado com outros. C. Rapport. D. Troca e ampliação de fala. E. Saúde coletiva
Soluções para a tarefa
Ao pensarmos no tratamento centrado na fala e na escuta especializada, temos um contato direto com o que Freud veio a chamar de cura pela fala. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa A.
O que é a cura pela fala?
Freud acreditava que falar era como um poder libertador, já que essa ação poderia curar as mentes das pessoas. Para o filósofo, transformar o abstrato das mentes em falas era extremamente positivo para os indivíduos, que poderiam buscar em si mesmo a cura para os seus problemas.
A cura pela fala seria mais ou menos deixar o paciente falar sobre seus sonhos, suas ideias, seus desejos, e isso pode fazer com que ele se resolva com o seu passado, e passe a ter um novo olhar sobre o futuro.
Veja mais sobre a cura pela fala:
https://brainly.com.br/tarefa/53990255
#SPJ4
Resposta:
Cura pela fala
Explicação:
Dunker traz também a importância da linguagem para a saúde mental, enfatizando que o cérebro determina a linguagem e a linguagem determina o cérebro. Por essa razão, Freud, ao explicar a psicanálise e seu efeito a partir de um processo de fala e escuta especializada, a denominou de cura pela fala.