O cérebro determina a linguagem e a linguagem determina o cérebro, essa é questão abordada e investigada por diversos teóricos da Psicologia, como Freud, Lacan, Vigotski, Piaget, Luria, entre outros. Dentro dessa perspectiva, ao pensarmos no tratamento centrado na fala e na escuta especializada, processo presente nas psicoterapias e nos processos de psicanálise, temos um contato direto com o que Freud veio a chamar de:
A) cura pela fala
B) troca e ampliação de fala
C) saúde coletiva
D) inclinação para o cuidado com o outro
E) Rapport
Soluções para a tarefa
Resposta: A) cura pela fala
Explicação:
A psicanálise entende a linguagem como algo particular e que expressa o modo de ser de um indivíduo. Deixar o paciente falar cria novos significados e novas formas de aprender a lidar com o contexto em que se encontra. Se trata da cura pela fala, Letra A.
Cura pela fala
Para Freud, transformar o abstrato que se encontra nas mentes em fala transforma os transtornos e os dissolve, sendo uma cura. A pessoa passa a resignificar sua própria história.
Piaget
Destaca que a linguagem é a condição da socialização humana. De acordo com Piaget, linguagem e pensamento estão conectados, sendo que o pensamento precede a linguagem.
Vygotsky: define que a linguagem possui funções de intercâmbio social e pensamento generalizante. Também define que o processo de apropriação do mundo cultural se dá através da linguagem.
Leia sobre Piaget: https://brainly.com.br/tarefa/2375442
#SPJ2
Como tratado no vídeo entre Karnal e Dunker, o cérebro determina a linguagem e a linguagem determina o cérebro, por isso falar e escutar estão no centro dos processos dos cuidados em saúde mental. Freud, por exemplo, denominou a psicanálise como o processo de cura pela fala.