O censo da educação superior, realizado anualmente pelo inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do brasil sobre as instituições de educação superior (ies) que ofertam cursos de graduação e sequências de formação específica, além de seus alunos e docentes. O censo da educação superior utiliza as informações do cadastro do sistema e-mec, em que são mantidos os registros de todas as ies, seus cursos e locais de oferta. A partir desses registros, o censo coleta informações sobre a infraestrutura das ies, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. O objetivo da coleta é oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior; subsidiar o ministério da educação com informações estatísticas para as atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e de melhoria da qualidade deste nível de ensino, entre outros; disponibilizar dados para o cálculo de indicadores que fundamentam a formulação e a implementação de políticas públicas e contribuir com o trabalho dos gestores das ies e demais gestores de governo, de instituições de âmbito público ou privado, pesquisadores, especialistas e estudantes do brasil e de outros países, bem como de organismos internacionais. disponível em: <. Gov. Br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior> acesso em: maio. 2022. (adaptado)
Soluções para a tarefa
Considerando a análise dos gráficos apresentados, podemos afirmar que a alternativa 1 é a correta, ou seja, na instituição privada, a maior parte dos alunos dos cursos de licenciatura, estudam na modalidade a distância.
Análise das alternativas com base no gráfico
Segundo os dados apresentado no gráfico em análise, podemos avaliar as alternativas da seguinte forma:
Alternativa 1 - Correta - Na instituição privada, 64,1% dos alunos de licenciatura estudam na modalidade a distância.
Alternativa 2 - Incorreta - No ano de 2017, os alunos do sexo feminino representaram a maior proporção dos matriculados nos cursos de licenciatura. Exatamente, 70,6%.
Alternativa 3 - Incorreta - A maioria dos alunos de licenciatura estavam matriculados em universidades.
Alternativa 4 - Incorreta - O número de alunos matriculados em universidades privadas no ensino à distância é maior.
Alternativa 5 - Incorreta - O número de alunos matriculados em universidades é maior que o de alunos de centros universitários e faculdades.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"Disponível em: Acesso em: dezembro. 2021. (adaptado). Sobre informações relacionadas ao ensino superior, observe os gráficos a seguir. Fonte. Enade 2021.
Com base nos gráficos acima, é possível afirmar corretamente que:
Alternativa 1: Na instituição privada, a maior parte dos alunos dos cursos de licenciatura, estudam na modalidade a distância.
Alternativa 2: No ano de 2017 os alunos matriculados nos cursos de licenciatura eram em quantidades equivalentes segundo o sexo.
Alternativa 3: Segundo o gráfico, a maioria dos alunos de licenciaturas estavam matriculados em faculdades e centros universitários.
Alternativa 4: O número de alunos matriculados na universidade pública e privada no ensino a distância e presencial são praticamente iguais.
Alternativa 5: Juntos os alunos matriculados em centros universitários e em faculdades ultrapassam o número de alunos matriculados em universidades."
Saiba mais sobre análise de gráficos em brainly.com.br/tarefa/3112251
#SPJ4