ENEM, perguntado por proveranc, 1 ano atrás

“O cenário não poderia ser mais desafiador para o Brasil em relação ao setor de energia. Vários fatores somados colocam o país sob a sombra do racionamento, embora essa hipótese esteja mais distante, como afirmam os especialistas. Além da escassez de chuva, que afeta a operação das hidrelétricas, o setor sofreu com a política de administração de preços que provocou uma dívida bilionária nas empresas.” (Valor Setorial, Energia, Abril 2015, p 4) I - A saída para o problema energético no Brasil está na diversificação da matriz energética como a eólica e a solar. PORQUE: II – Não bastassem as questões climáticas e estruturais, o setor também é afetado pelas consequências da operação Lava-Jato, cujo foco principal é a Petrobrás, mas seus efeitos podem se refletir no setor elétrico, onde as grandes empreiteiras também atuam. Analisando as asserções pode-se concluir que:

a. As asserções I e II são falsas
b. As asserções I e II são verdadeiras, mas não há relação de causalidade entre elas
c. A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira
d. A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa

Soluções para a tarefa

Respondido por mligya
27
Bom dia!


Temos um problema nas alternativas da questão colocada, na relação passada, não existe resposta correta, uma vez que a resposta certa seria:

As asserções I e II são verdadeiras e apresentam relação de causalidade entre elas.


Temos que uma das formas de reduzir os problemas de impacto energético no território brasileiro corresponde à diversificação da matriz energética como a eólica e a solar, tipos de geração de energia que ainda são muito tímidos no Brasil, mas que no entanto, temos capacidade de aprimoramento e utilização. 

Essas são formas de energia mais limpa, além disso, não utilizam água como as hidrelétricas, portanto, não são afetadas diretamente com a falta de chuvas e estiagem.

Além destes fatores climáticos, com os últimos acontecimento e consequências da operação Lava-Jato que tem o foco voltado para a Petrobrás, efeitos no setor elétrico surgem, afetando também as grandes empreiteiras que atuam na área.


Abraços!
 
Perguntas interessantes