O cenário imposto pelo avanço das ideias comunistas no Brasil, por meio da ação das forças integralistas, permitiu que Getúlio Vargas manipulasse o medo da sociedade da instalação de um governo comunista a fim de adotar medidas repressivas que o ajudariam a reforçar o seu poder como chefe do Estado brasileiro. Desse modo, com a desculpa de combater a ameaça comunista no Brasil e com o apoio do Congresso, decretou estado de emergência e suspendeu os direitos civis estabelecidos pela Constituição de 1934. Assim, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Com o decreto de estado de emergência, Getúlio Vargas iniciou uma caça a seus inimigos, lotando as delegacias e cadeias do país com indivíduos acusados de compactuar com o comunismo e contra o governo.
( ) O chamado Plano Cohen serviu de pretexto para que Getúlio Vargas colocasse em prática o golpe de Estado que permitiria que ele continuasse como presidente do Brasil.
( ) Com plenos poderes em mãos, Vargas suspendeu as eleições de 1938 e dissolveu a Câmara dos Deputados e o Senado.
( ) Ao decretar o Estado Novo, Getúlio apresentou à população brasileira uma nova Constituição que tinha caráter democrático e liberal, inspirada nas Constituições dos regimes liberais da Europa.
( ) O Estado Novo representou um novo capítulo na história do Brasil, marcado pela ampliação dos direitos civis e políticos, assegurando a estabilidade e o crescimento do país.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V e F.
Alternativa 2:
F,V, V, V e V.
Alternativa 3:
V, V, V, F e F.
Alternativa 4:
V, F, V, F e V.
Alternativa 5:
F, F, V, V e F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa 3: V, V, V, F e F.
Explicação:
Encontra-se no livro didático, páginas 184 e 186.
Perguntas interessantes