O celular se torna uma arma dos cidadãos contra a impunidade Raquel Seco “A polícia começou dizendo que o tiro que matou Carlos Augusto Braga na quinta-feira passada foi acidental. Poucas horas depois dos distúrbios no bairro da Lapa (São Paulo), desencadeados por uma operação contra a pirataria, a polícia se viu obrigada a retificar: o agente disparou contra a cabeça do vendedor ambulante de 30 anos quando este tentou tomar dele um spray de pimenta. Várias pessoas gravaram a cena. Os telefones celulares tornaram-se uma arma dos brasileiros contra a impunidade, especialmente das forças de segurança. A ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública registrou 1.890 mortes em operações policiais em 2012, atribuídas ‘rotineiramente’ a tiroteios com grupos criminosos. O que aconteceria se ninguém tivesse filmado? Em 2013, 75,5% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade tinham um telefone celular, 5% a mais que no ano anterior, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2012, Paulo Batista do Nascimento, de 25 anos, morreu em São Paulo depois de ser atingido por vários disparos da polícia. Um vizinho filmou-o sendo retirado de casa sob a acusação de ter participado em um assalto. Em dado momento, um policial se posiciona para atirar. Ouve-se um disparo e, quando a câmera volta a mostrar a rua, a viatura está indo embora. Os quatro policiais acusados foram absolvidos no mês passado. Em fevereiro, o país ficou chocado com a imagem de um adolescente agredido e acorrentado a um poste no Rio de Janeiro. Alguns vizinhos o castigaram por supostos roubos no bairro e produziram uma imagem especialmente dolorosa para uma nação que pôs fim à escravidão em 1888. Yvonne Bezerra de Melo, a mulher de 66 anos que alertou as autoridades, recebeu uma enxurrada de insultos nas redes sociais por ajudar ‘um delinquente’. Cláudia Silva Ferreira, faxineira de 38 anos, morreu em 16 de março deste ano atingida por uma bala peO presídio do Maranhão, que enfrenta problemas de corrupção, superlotação e insegurança, chamou a atenção da mídia novamente quando o jornal Folha de S. Paulo publicou o vídeo, extremamente violento, no qual três prisioneiros apareciam decapitados.”
I. As imagens captadas por celulares, de acordo com o texto, podem ser uma arma para os cidadãos se defenderem da arbitrariedade do poder público.
II. De acordo com o texto, os celulares têm contribuído para a redução da violência no Brasil.
III. As imagens gravadas serviram de prova em 1.890 mortes ocorridas em operações policiais em 2012.
Soluções para a tarefa
Apenas I correta. Trata-se de um exercício sobre interpretação de texto. O texto jornalístico reproduzido no excerto relata casos em que vídeos de celular denunciaram abusos policiais ou civis. A matéria também enumera casos de violência no país e especula sobre quantos desses casos podem ser relacionados a problemas similares que poderiam ser evitados com o uso deste recurso.
Interpretação do texto jornalístico sobre denúncias
O exercício aborda o tema de como a popularização das câmeras digitais, principalmente graças aos celulares, pode permitir que cidadãos se defendam de abusos das autoridades, ao denunciar ocorrências em vídeos ou fotos.
O exercício pede que seja feita interpretação, ao indicar supostas conclusões que poderiam ser extraídas do texto. Nem todas são explicações cabíveis a partir do excerto.
- I. Verdadeira. O principal argumento do excerto é sobre o uso dos equipamentos de comunicação pessoal para registrar flagrantes de abuso e ajudar o cidadão a se defender de autoritarismo policial.
- II. Falsa. O texto não indica que houve redução da violência, só aponta casos de abuso e situações nas quais foi possível denunciá-lo graças aos celulares.
- III. Falsa. A notícia não indica que todas as 1.890 mortes foram denunciadas com imagens. O texto indica casos em que ocorreu isso. Menciona quantos casos ocorrem anualmente e especula o que teria acontecido se não houvesse um celular gravando naquelas situações expostas. Insinua que os abusos podem ser mais frequentes.
Continue aprendendo sobre interpretação de texto aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4461173
#SPJ1