O celular consegue ouvir nossas conversas particulares?
Isso é possível? Os celulares têm a capacidade de escutar e processar sons 24 horas por dia? Tudo depende das permissões que o proprietário do aparelho ativa.
Vários especialistas consultados concordam que o problema é o mau uso que se faz da tecnologia; o desconhecimento abre a porta para abusos. O principal problema é, na sua opinião, que a maioria de usuários nunca lê os termos e condições de privacidade dos aplicativos instalados em seus celulares.
Ao baixar um aplicativo, o usuário deve autorizar as solicitações que chegam, o que inclui, por exemplo, permitir acesso ao seu microfone, câmera de fotos e localização geográfica. “Alguns não precisam acessar o microfone, mas talvez os desenvolvedores estejam se antecipando a algum serviço que oferecerão no futuro, e por isso preferem solicitar a permissão desde o começo”, observa Bart de Boer, pesquisador do laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Livre de Bruxelas. “Uma vez que você autoriza, não tem como saber se estão lhe escutando 24 horas por dia”, acrescenta.
“Você pode se perguntar que interesse têm as empresas tecnológicas em oferecerem um serviço com um custo de desenvolvimento tão elevado se não irão tirar proveito disso. A voz se transforma em texto, e não sabemos se eles usam isso para recomendar publicidade e fazer negócios com terceiros. Nunca explicam como sua tecnologia funciona”, opina De Boer, da Universidade Livre de Bruxelas.
A falta de transparência e a complexidade dos textos sobre os termos e condições dos aplicativos são outro dos obstáculos para os donos de celulares. Com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, no próximo dia 25, concebido para unificar as leis de privacidade de todo o continente, as empresas ficam intimadas a apresentar de forma clara seus métodos para solicitar os dados pessoais dos usuários.
Fonte: O celular consegue ouvir nossas conversas particulares?. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2018.
A partir da leitura do texto, avalie as asserções a seguir:
I. O usuário precisa tomar ciência, lendo os termos e condições de privacidade dos aplicativos que instala em seu celular, de quais permissões de acesso a determinadas funções são de fato necessárias ao funcionamento.
II. Ao autorizar o acesso a determinadas funções do celular, como câmera e microfone, o usuário não tem como controlar ou mesmo saber se o aplicativo está coletando informações além das necessárias para seu funcionamento.
III. As empresas desenvolvedoras dos aplicativos deveriam ter mais clareza quanto ao acesso às funções necessárias à utilização de seus produtos por parte de seus usuários e ética quanto a utilização das informações necessárias coletadas destes.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
II e III apenas....
Explicação: fiz a prova e acertei
O texto nos mostra que as empresas tem clareza quando a coleta e utilização dos dados, porém não fica claro para o usuários o que será feito com seus dados. É fato que os usuários podem autorizar ou não a coleta de informações, lendo com atenção o termo de usos, mas tem garantia de sigilo. Resposta correta alternativa I e II, apenas.
Ética na coleta de dados:
No Brasil existe a lei geral de proteção de dados LGPD, que assegura os usuários sigilo e respeito na coleta dos seus dados por parte de terceiros que são obrigados a resguardá-los sem vazamento de informação, sendo passível de multa caso o problema ocorra.
Casos como esses apresentados no texto, de falta de clareza e de ética por parte das empresas podem ser inibidos por meio da Lei Geral de Proteção de Dados.
Para saber mais sobre proteção de dados clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53794185
#SPJ2