Biologia, perguntado por PhFranceschi, 6 meses atrás

O caule é a porção que faz intermédio entre a raiz e as folhas. É caracterizado como um órgão aéreo e atinge muitos metros de altura, além disso, podem ser subterrâneos ou aquáticos. No caule existe regiões responsáveis pelo crescimento em extensão e origem de novos ramos, que são respectivamente

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunaCampos9000
2

Resposta:

O caule é uma parte da planta que tem principalmente a função de condução de substâncias e sustentação. É um órgão que junto com as folhas compõe o sistema caulinar.

Os caules e suas folhas são intimamente associados em seu desenvolvimento. As folhas brotam na região periférica do caule e são dispostas de acordo com a organização do seu sistema vascular.

A planta pode crescer por toda sua vida, graças aos meristemas. O crescimento primário ocorre no sentido longitudinal, alongando a planta, e o crescimento secundário promove o aumento da largura.

Explicação:

Tronco é o caule vertical. Encontrados nas árvores, plantas de maior porte.

Rizomas são subterrâneos e crescem horizontalmente. São longos e delicados.

Estolões são alongados e crescem horizontalmente ao longo da superfície do solo.

Tubérculos têm função de armazenagem. A batata inglesa é um exemplo bem conhecido de tubérculo. Na sua superfície há pequenas depressões de onde surgem protuberâncias, são as gemas.

Bulbos são caules pequenos que têm forma de cone. Possuem uma gema grande e muitas folhas modificadas. Exemplos são a cebola e o lírio.

Gavinhas são uma modificação bastante comum do caule (em alguns casos da folha). Auxiliam na sustentação, se enrolando em volta da estrutura principal de suporte. As videiras são um exemplo.

Respondido por tecnicovdc
1

Resposta: Gema apical e Gema axilar. (3)

Explicação:

No ápice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extensão graças à multiplicação das células meristemáticas. À medida que o caule cresce diferenciam-se lateralmente, regiões onde surgem folhas e gemas axilares (ou laterais). As regiões onde se inserem as folhas e as gemas são denominadas nós e os espaços entre os nós são chamados entrenós.

Perguntas interessantes