O catabolismo de proteínas e ácidos nucleicos gera grupos aminos que, quando acumulados no organismo, são tóxicos e precisam ser excretados na forma de ácido úrico, amônia ou ureia. a) Ordene ácido úrico, amônia e ureia do mais para o menos tóxico, considerando os animais em geral. b) Dentre os três compostos, qual é o mais abundante na excreção de um peixe ósseo de água doce e qual é o mais abundante na urina do ser humano? c) Há uma relação entre a osmolaridade sanguínea (i), a secreção do hormônio antidiurético (ADH) (ii), o volume reabsorvido de água (iii) e o volume de urina (iv). O que ocorre com os itens (i) a (iv) quando uma pessoa bebe água excessivamente? Responda diretamente na tabela da
#FUVEST
Soluções para a tarefa
Para alternativa A), B) e C) respectivamente: A ordem de toxicidade descrente: Amônia, ureia e ácido úrico ; Peixe ósseo: amônia e para o Humano: Ureia ; (I) Osmolaridade sanguínea (desce) , (II) Secreção do hormônio antidiurético (ADH) também desce , (III) volume reabsorvido de água (também desce) e (IV) volume de urina (sobe).
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que o composto nitrogenado mais tóxico é a amônia, que deve ser eliminada de forma diluída em grande quantidade de água, logo, esse se torna o motivo pelo qual ela é a excreta que aparece nos peixes ósseos de água doce. E o composto nitrogenado menos tóxico é o ácido úrico , presente nos répteis e aves, porém os mamíferos e anfíbios adultos excretam ureia, de toxicidade intermediária.
Finalizando com a Osmolaridade, temos que é o número de partículas osmoticamente ativa de um soluto presente em 1kg de Solvente, logo se a pessoa bebe água excessivamente, a concentração de seu sangue diminui, o que ocasiona também a diminuição da secreção do hormônio ADH.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Alternativa A: A toxicidade para seres humanos, em ordem decrescente, é: Amônia, ureia e ácido úrico.
Alternativa B: Os peixes ósseo excretam amônia, enquanto os humanos excretam predominantemente ureia.
Alternativa C: Quando uma pessoa bebe água excessivamente, a osmolaridade sanguínea (i) diminui, a secreção do hormônio ADH (ii) também diminui, o volume reabsorvido de água (iii) diminui e o volume de urina (iv) aumenta.
Vamos entender como chegamos a essas respostas!
Excreção de compostos nitrogenados, osmolaridade sanguínea e urina
- Para os seres humanos, a amônia é muito tóxica. Daí a necessidade de convertê-la rapidamente a ácido úrico e posteriormente a ureia (levemente mais tóxica que o ácido úrico), quando ela é formada nos processos metabólicos do corpo.
- Para os peixes ósseos de água doce, no entanto, a amônia é o principal produto de excreção. Para ser eliminada, ela requer grande diluição.
- Quando uma pessoa ingere grandes volumes de água, ela "dilui" o sangue, fazendo com que os hemocomponentes fiquem menos concentrados. Por isso, dizemos que a osmolaridade cai. O
- O hormônio antidiurético (ADH) deixa de ser secretado, para permitir que menos água seja reabsorvida nos túbulos renais e, consequentemente, mais água seja eliminada na urina. Por isso, podemos dizer que sem a secreção do hormônio antidiurético temos um volume aumentado de urina.
Aprenda mais sobre fisiologia renal aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/18437669?referrer=searchResults
#SPJ3