O caso do fair play do zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, em abril de 2017, em que assumiu a responsabilidade sobre a infração no goleiro de seu time, impedindo assim que o atacante corintiano Jô recebesse cartão amarelo, o que o levaria a ficar fora do jogo seguinte, gerou inúmeras discussões, tanto entre os profissionais da bola, quanto na imprensa e na opinião pública. O próprio técnico são-paulino Rogério Ceni não demonstrou ter ficado satisfeito com a atitude de seu jogador. Na imprensa as opiniões também se dividiram. E o argumento é de que a ética vale para a vida como um todo, mas nem tanto ao futebol. Já os que defenderam utilizaram o exemplo da corrupção no país, argumentando que como podem as pessoas criticarem os atos de corrupção dos políticos, se discordam da sinceridade de um jogador? O segundo zagueiro, Maicon, também deu declaração demonstrando não aprovar o fair play: "Era melhor a mãe deles (corintianos) chorando do que a minha”. Ao final das duas partidas, o time do São Paulo deu adeus à competição por perder para o Corinthians na somatória dos pontos (3 a 1). Considerando os princípios da ética e da moral, como pode ser analisado este caso, considerando tratar-se de uma competição esportiva, na qual há uma busca frenética por resultados? Escolha uma: a. Ética e moral são duas virtudes que qualificam as ações das pessoas. Uma pessoa pode ser ética com os amigos e mudar esse comportamento quando está no trabalho ou em alguma disputa, como foi o caso do zagueiro. b. Na profissão, a ética pode ser algo um tanto relativo, pois visa atender a um conjunto de normas relacionadas ao trabalho e não à vida pessoal do indivíduo, o que difere no caso do futebol. c. As ações e reações de um cidadão ético serão praticadas independentemente da ocasião ou do local onde ele estiver. A ética é uma batalha contra descuidos da conduta humana. E o jogador se mostrou ético e íntegro. d. Uma pessoa deve perseguir a honestidade e a dignidade como seu princípio de vida, mas deve lembrar que nem sempre isso é possível, já que tudo está relacionado ao contexto. No futebol, as pessoas podem agir de modo diferente. e. Quando se trata de profissão, é ético atender ao que estabelecem as normas, as quais nem sempre seguem aos princípios da legalidade, moralidade e ética. O jogador deveria ter ciência disso.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
letra c. As ações e reações de um cidadão ético serão praticadas independentemente da ocasião ou do local onde ele estiver. A ética é uma batalha contra descuidos da conduta humana. E o jogador se mostrou ético e íntegro.
Respondido por
1
Resposta:
As ações e reações de um cidadão ético serão praticadas independentemente da ocasião ou do local onde ele estiver. A ética é uma batalha contra descuidos da conduta humana. E o jogador se mostrou ético e íntegro.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes