O casamento é uma das instituições mais arcaicas e mais permanentes, sobrevivendo com intensidade ainda em nosso tempo. É a reunião mais ou menos estável entre duas pessoas de sexos diferentes. Nas sociedades primitivas o incesto era proibido, sendo tratado como verdadeiro tabu. Quem o praticasse poderia sofrer sérias sanções, inclusive a pena de morte.
II – Independentemente do sistema adotado pela sociedade chega-se sempre, pela ampliação dos laços consanguíneos, à formação de grupos relativamente extensos - os clãs. É neles que há origens comuns e, dessa forma, identidade cultural, o que facilita a unificação.
III – O culto aos antepassados era um dos principais itens de união entre as famílias, já que reforçavam laços. O desenvolvimento e mesmo a sobrevivência dos membros das famílias acabavam dependendo da coesão dos seus membros e da relação de confiança estabelecida dentro dos respectivos clãs, que acabou se tornando uma unidade: Se alguém atacasse um membro do clã, todos se sentiam atacados, e a revolta era contra o clã ao qual pertencia o agressor, e não contra a pessoa física especifica que cometera o mal.
IV – Como os clãs são considerados um todo coletivo, a propriedade privada demora bastante a aparecer no estudo das sociedades primitivas. A individualidade é bastante restrita, estando o homem ligado aos membros do seu clã. Além de os pertences possuírem caráter sagrado, sendo, por isso, invioláveis, sob pena de sanções sobrenaturais, também não diziam respeito ao indivíduo, mas à linhagem, ou mesmo ao clã do qual fazia parte.
É correto o que se afirma em:
a.
Apenas I, II e IV.
b.
Apenas I e III.
c.
Apenas II e III.
d.
Todas as afirmativas.
e.
Apenas III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
d - todas estão corretas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Física,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás