O carvão foi uma das primeiras fontes de energia e, em pleno século XXI, ainda é muito empregado. Sua composição média varia muito, porém os valores comuns são: 4% de umidade, 5% de matéria volátil, 81% de carbono e materiais minerais diversos que levam, após a combustão, à formação de aproximadamente 10% de cinzas. Essas cinzas, ou "pó do carvão", são muito leves e, para que não levantem poeira, devem ser armazenadas em ambiente com umidade controlada. As cinzas são constituídas de uma série de elementos, normalmente expressos na forma de óxidos: SiO Mn produzido 32 O , 4Aи , BaO. 2O3 , e Além TiO 2, desses, Fe 2O3, CaO, MgO, K2O, Na2O, P2O5, liberado na outro óxido importante forma gasosa durante o é processoo SO3,de combustão. A combustão de uma tonelada de carvão com a composição mencionada no texto forma cinzas com um teor de 50% de formada SiO 2. nesse Portanto, processo a quantidade de matéria (mol) é, aproximadamente, de:de SiO2(Dado: massa molar SiO2: 60 g/mol.)83. 1.136. 833. 8.333. 1.667.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Baseado nas informações dadas pelo enunciado e considerando a presença de P205 na cinza armazenada, sua reação com a umidade do ambiente pode ser classificada como a alternativa e), ou seja, síntese.
Vamos aos dados/resoluções:
A reação química entre o P2 e 05 e a umidade em específico é classificada como uma reação de síntese porque se trata de um óxido ácido, que, na presença de água, se transforma apenas em um ácido como produto.
Finalizando então, teremos:
1P2O5 + 3H20 >>> 2H3PO4
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Perguntas interessantes