O carbono 14, indicado por c14 , é um isótopo radioativo do carbono, formado na atmosfera devido ao bombardeio da Terra por raios cósmicos. Através dos tempos, a quantidade de c14 na atmosfera tem se mantido constante porque sua produção é compensada por sua desintegração. Os seres vivos absorvem e perdem c14 de modo que, em cada espécie, a taxa de c14 também se mantém constante (o carbono é criado nos vegetais durante o processo de fotossíntese e absorvido pelos animais através da ingestão, direta ou indireta, de vegetais). Quando o ser morre, a absorção cessa, mas o c14 neles existente continua a desintegrar-se. Este fato pode ser usado para determinar a idade de um fóssil ou de um objeto muito antigo feito de madeira. Para isto, precisamos saber que a meia-vida do c14 é de 5730 anos (meia-vida de uma substância é o tempo necessário para que sua massa se reduza à metade).
1- Seja M0 a massa de c14 em uma dada amostra, no tempo t=0. Calcule a massa M(t) de c14 na amostra, no tempo t , em anos.
2- Qual porcentagem aproximada de uma amostra inicial de c14 resta após 33450 anos?
3- A quantidade de c14 em um fóssil é igual a 3/10 da quantidade de c14 de um ser vivo atual. Qual é a idade aproximada desse fóssil?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1-Pondo a massa M(t) de C14 como sendo dada por , com t em anos, onde é a massa inicial de C14, tem-se . Assim, e, logo, . Portanto, .
2-Como , então , que é 1,75% de .
3-Como , tem-se . Assim, e, portanto, . Logo, a idade aproximada do fóssil é 9956 anos.
Explicação passo-a-passo:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Espanhol,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás