O CARÁTER ETNOCÊNTRICO DAS ATITUDES COTIDIANAS: UM DEBATE INICIAL: A história da humanidade é construída no tempo e no espaço, processo de produzir os meios necessários para a manutenção da vida, bem como, pela forma do homem se representar culturalmente. Assim, as manifestações culturais constituem o grande movimento humano em busca de espaços para se constituírem como sujeitos históricos. O etnocentrismo, objeto desse estudo moldou o comportamento humano e continua a determinar normas de conduta social que marca sobremaneira a sociedade contemporânea. Cada um age de acordo com o seu padrão cultural, e consequentemente o resultado desse comportamento é o julgamento negativo do padrão cultural do outro considerado diferente. Tudo o que for diferente é errado e rejeitado, apenas o modo próprio de ser é que é o correto. Este estranhamento em relação a outras culturas provoca atitudes preconceituosas, ao considerar um modo de vida superior a outro. Os estudos antropológicos buscam superar tais atitudes e apontar para algo novo na convivência humana, mas isso não significa ausência de conflitos. O conflito constitui a dinâmica própria do existir humano, mas julgar pessoas e populações a partir de um universo cultural determinado, configura a postura etnocêntrica e é isso que deve ser debatido. (Cleuza Proetti Yurassek, Valdair da Silva) Tomando como referencia o texto acima e seus conhecimentos sobre cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, alteridade e as abordagens antropológicas sobre esses conceitos, considere as asserções abaixo atentando-se para o que é V (Verdadeiro) e o que é falso F (Falso) nas afirmações: 1. O nacionalismo exacerbado não se constitui em uma via para o etnocentrismo, mesmo quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade. 2. A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus. 3. Uma avaliação dos padrões culturais de um determinado povo que não é feita em relação ao contexto cultural do próprio povo, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura daquele que avalia caracteriza-se como uma atitude etnocêntrica. 4. Negar o etnocentrismo significa posicionar-se a favor de uma atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas. 5. A afirmação do princípio de alteridade é a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa, então, fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, na alteridade. A sequencia correta é:
(A) 1 (V) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
(B) 1 (F) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
(C) 1 (F) - 2(F) - 3(F) - 4(F) - 5(V)
(D) 1 (V) - 2(V) - 3(F) - 4(V) - 5(V)
(E) 1 (F) -2(V) -3(V) - 4(F) - 5(V)
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Oi, boa tarde!
Bom, com base no contexto, nas assertivas e nos conhecimentos adquiridos, podemos afirmar que a alternativa correta compreende a letra (E) 1 (F) -2(V) -3(V) - 4(F) - 5(V)
As assertivas um e quatro estão falsas porque ao negar o etnocentrismo, estamos valorizando a nossa e principalmente as demais culturas, reconhecendo que há semelhanças e diferenças entre as comunidades e respeitando-as. A alternativa um está falsa porque o nacionalismo exacerbo apresenta-se sim como uma via para o etnocentrismo, porque ao supervalorizamos a própria cultura, podemos deixar de reconhecer e aceitar a existência e individualidade das demais.
Bom, com base no contexto, nas assertivas e nos conhecimentos adquiridos, podemos afirmar que a alternativa correta compreende a letra (E) 1 (F) -2(V) -3(V) - 4(F) - 5(V)
As assertivas um e quatro estão falsas porque ao negar o etnocentrismo, estamos valorizando a nossa e principalmente as demais culturas, reconhecendo que há semelhanças e diferenças entre as comunidades e respeitando-as. A alternativa um está falsa porque o nacionalismo exacerbo apresenta-se sim como uma via para o etnocentrismo, porque ao supervalorizamos a própria cultura, podemos deixar de reconhecer e aceitar a existência e individualidade das demais.
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