Sociologia, perguntado por tarcianalopesqui, 9 meses atrás

O caráter conservador do projeto neoliberal se expressa, de um lado, na naturalização do ordenamento capitalista e das desigualdades sociais a ele inerentes tidas como inevitáveis, obscurecendo a presença viva dos sujeitos coletivos e suas lutas na construção da história a favor da exaltação dos indivíduos isolados, conforme os cânones liberais; e, de outro lado, em um retrocesso histórico condensado no desmonte das conquistas sociais acumuladas, resultantes de embates históricos das classes trabalhadoras consubstanciados nos direitos sociais universais de cidadania, que têm no Estado uma mediação fundamental. Aquelas conquistas são transformadas em “ameaças ou dificuldades”, causa de “gastos sociais excedentes” que se encontrariam na raiz da crise fiscal dos Estados. IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social: contribuições analíticas sobre o exercício profissional (Editorial). Revista Katálisis, v. 8, n. 2. Florianópolis, 2005. A partir do texto, explique de que forma as medidas implementadas na situação abordado no texto afetam o acesso aos direitos sociais básicos e o exercício do profissional do Serviço Social. Depois, comente os desdobramentos desse cenário no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
26

O estado neoliberal, possui uma política voltada para o enfrentamento da pobreza prioritariamente emergencial, ou seja, focalizada e reduzida à assistência. 

Deste modo, a desconstrução do Estado de Bem Estar Social mostra a incompatibilidade entre a dinâmica capitalista e a supressão da pobreza e da desigualdade.

Assim, é a partir do entendimento da sociedade, bem como suas desigualdades e o espaço ao nosso redor, que podemos verificar como o profissional precisará atuar, pois ele precisará levar em consideração as condições econômicas, culturais e até mesmo sociais do indivíduo, grupo ou família a qual ele auxiliará. 

Perguntas interessantes