O capitalismo gera conflitos e antagonismos e assim, a sociedade é marcada por contradições entre as classes sociais. No sistema capitalista o modo de produção onde a riqueza é socialmente produzida e individualmente apropriada, também é o modo de viver que exclui os homens de usufruir das riquezas, visando o progresso sem ética nem princípios. Sobre as fases históricas do capitalismo, marque: ( 1 ) Capitalismo Comercial ou pré-capitalismo ( 2 ) Capitalismo Industrial ( 3 ) Capitalismo Monopolista ou Financeiro ( 4 ) Capitalismo Concorrencial ( ) Surgimento dos grandes monopólios: Indústria petrolífera, indústria de derivados do petróleo (petroquímicas) e mais tarde automotiva. ( ) Etapa chamada de pós-capitalismo e é marcada pelo neoliberalismo de mercado. ( ) Abrange o período do século XVI ao século XVIII, é uma fase na qual as grandes navegações estavam acontecendo e a Europa toda se mobiliza para se expandir comercialmente através das Grandes Navegações e Expansões Marítimas. ( ) A partir do século XVIII a Europa passa por transformações no que se refere ao modo de produção ocorrendo uma inovação tecnológica. A sequência correta é: A) 2, 3, 1, 4 B) 3, 1, 2, 4 C) 4, 1, 2, 3 D) 3, 4, 1, 2 E) 1, 2, 3, 4
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a A.
(2- Capitalismo Industrial) Surgimento dos grandes monopólios: Indústria petrolífera, indústria de derivados do petróleo (petroquímicas) e mais tarde automotiva.
(3- Capitalismo Monopolista ou Financeiro) Etapa chamada de pós-capitalismo e é marcada pelo neoliberalismo de mercado.
(1 - Capitalismo Comercial ou pré-capitalismo) Abrange o período do século XVI ao século XVIII, é uma fase na qual as grandes navegações estavam acontecendo e a Europa toda se mobiliza para se expandir comercialmente através das Grandes Navegações e Expansões Marítimas.
(4- Capitalismo Concorrencial) A partir do século XVIII a Europa passa por transformações no que se refere ao modo de produção ocorrendo uma inovação tecnológica
O desenvolvimento do capitalismo a partir do século XVI está intrinsecamente interligado à história ocidental. Isso porque, a partir do capitalismo, as dinâmicas sociais foram delineadas, como o tráfico negreiro, exploração de outros continentes, industrialização e exploração da mão de obra operária, etc.
Não é possível analisar a história ocidental sem a influência capitalista, até porque as limitações do poder absolutista e do Estado no geral foram criadas a partir disso.