Filosofia, perguntado por rafagatolipy, 10 meses atrás

O capitalismo é um modo de produção baseado na divisão societária em duas classes: a dos capitalistas, proprietários da matéria-prima do trabalho, que detêm o poder de compra da força do trabalho, e a classe dos proletariados. O modo de produção capitalista apresenta uma evolução histórica com características diferenciadas de acordo com o contexto histórico. Ao considerarmos o processo de desenvolvimento do capitalismo, podemos dizer que ele foi cronologicamente comercial, industrial, financeiro e especulativo.

BERTTI, A. C. M. F.; CUNHA, M. C. A. B. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.
Maringá: UniCesumar, 2016. (Adaptado)


O Capitalismo Industrial corresponde a seguinte alternativa:

Alternativas
Alternativa 1:
Ocorreu com a formação de monopólio, oligopólio comercial e expansão da concorrência internacional.

Alternativa 2:
Ocorreu com a globalização, expansão do imperialismo e especulação financeira e economia de mercado.

Alternativa 3:
Ocorreu com o mercantilismo, o qual esteve baseado nas trocas comerciais com a finalidade de enriquecimento.

Alternativa 4:
Ocorreu quando bancos e empresas se uniram para obter maiores lucros, surgindo as empresas multinacionais e transnacionais.

Alternativa 5:
Ocorreu com a chegada da revolução industrial, período em que as fábricas inovaram e intensificaram as relações comerciais e as produções.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa 5.

O Capitalismo Industrial "nasceu" com a Revolução Industrial, período em que os grupos que haviam sido mais beneficiados com as práticas mercantilistas (de acúmulo de metais e monopólios comerciais estabelecidos por intermédio do Estado) investiram o capital acumulado em iniciativas de mecanização, tendo grandes ganhos produtivos.

Este modelo econômico rapidamente aumentou a distância existente entre a Europa (pioneira na sua adoção) e o restante do mundo, tendo criado as bases materiais para a instituição do Colonialismo.

Perguntas interessantes