ENEM, perguntado por wesleyaguiar9463, 11 meses atrás

O capitalismo é a história da expropriação do trabalhador que, com isso, fica dependente do capitalista. O trabalhador atual não percebe que foi expropriado do seu saber, pois essa relação se dá de forma encoberta pela ideologia; ele vê como normal o fato de trabalhar, de receber um salário no final do mês e não ser dono daquilo que produz nem dos meios de produção que utiliza para produzir, enquanto o capitalista fica com o lucro da produção. O trabalhador é separado do saber do seu trabalho e também do resultado dele, mas não percebe sua condição. Trata-se de um trabalho alienado. Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Com base nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente o sociólogo que desenvolveu as considerações acima descritas: A Émile Durkheim. B Karl Marx. C Auguste Comte. D Nicolau Maquiavel. E Pierre Bourdieu.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
8

A alternativa A é falsa, pois Durkheim acredita na coesão social e a existência de certa ordem harmônica entre as classes, não defendendo o tipo de posição que aparece no trecho.


A alternativa B é verdadeira, pois Marx é o pai do conceito de alienação do trabalho - movimento através do qual o trabalhador "se separa" do produto de seu trabalho e passa a agir como se fosse apenas uma engrenagem de um processo produtivo.


A alternativa C é falsa, pois Comte, positivista, não defendia as posições do socialismo, preferindo acreditar que o progresso iria terminar por fundamentar uma sociedade justa.


A alternativa D é falsa, pois o filósofo Maquiavel tratava de questões de ordem bem diferente (este tipo de discussão socialista nem sequer existia em sua época).


A alternativa E é falsa, pois Bourdieu se preocupa mais em definir e explicar outras estruturas sociais, como a educação, que estas relações de trabalho

Respondido por mateusfilhos
3

Resposta:  LETRA "B"

Karl Marx

Explicação:    Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.  Final da Página 99 e começo da Página 100

Perguntas interessantes