[...] O capital não é uma coisa, mas uma relação de produção definida, pertencente a uma formação histórica particular da sociedade, que se configura em uma coisa e lhe empresta um caráter social específico.
MARX, K. O Capital, v. III. Tomo 2. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
O conceito marxista de capital serviu de base para a concepção de outro conceito relativo à “formação histórica particular da sociedade”, na qual o filósofo viveu e produziu sua obra no século XIX: o capitalismo. Pode-se relacionar esse tipo de formação social:
A
à organização social essencialmente rural, que só viria a urbanizar-se após a Revolução Industrial, no século XVIII.
B
à comunidade estruturada sobre classes sociais rígidas estabelecidas a partir de clãs e tradições familiares estamentais.
C
ao modo de produção articulado numa infraestrutura de produção movida pelo trabalho assalariado e numa superestrutura jurídica pró-cidadania.
D
à ideologia do Liberalismo, que defende a livre concorrência no plano das relações econômicas, mas admite o Estado autoritário como regime político ideal.
E
ao Imperialismo, que expande a economia em proporções globais, proporcionando a melhor distribuição de rendas e o desenvolvimento igualitário.
ronanjunior:
confia
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
man acho q eh d
Explicação:
sla man
Respondido por
0
Resposta:
LETRA D
Explicação:porque é
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás