O capital de giro representa a quantidade de ativos líquidos que uma organização possui. Investir em capital de giro é necessário para pagar despesas emergenciais, que não eram esperadas, para, assim, conseguir cumprir as obrigações financeiras de curto prazo da organização. O investimento em capital de giro corresponde à quantidade de dinheiro que a empresa precisa para expandir seus negócios e cumprir com suas obrigações e responsabilidades no curto prazo. A quantia de investimento em capital de giro varia de uma empresa para outra, podendo inclusive ocorrer variação de valores de um mês para outro dentro da mesma organização. SILVA, V. F. Avaliação de Empresas. Porto Alegre: SAGAH, 2020. Além de professor nos cursos de graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, Jordano é um consultor financeiro muito requisitado na sua cidade, principalmente para a elaboração de projetos relacionados à abertura de novos negócios com apontamento do cálculo da viabilidade financeira. Durante uma reunião em que apresentava o cálculo citado, Jordano foi questionado pelo idealizador de um negócio o porquê de ter acrescentado ao investimento a necessidade de capital de giro.
Sobre a aplicação e o cálculo da necessidade de capital de giro das empresas, julgue as afirmações a seguir.
I. Jordano deve recomendar o cálculo do capital de giro, pois o mesmo demonstra o posicionamento da empresa em atender as necessidades de caixa no cumprimento das obrigações registradas no passivo exigível da empresa, ou seja, no passivo circulante.
II. O capital de giro deve ser considerado pelos idealizadores do projeto, pois, ao calculá-lo – dinheiro em caixa ou recursos que poderão ser transformados com maior facilidade em dinheiro –, estará minimizando o risco do negócio.
III. O cálculo do capital de giro deve ser recomendado ao idealizador do projeto, pois, realizando, será possível garantir sucesso financeiro (retorno) no investimento do negócio almejado.
IV. A falta do cálculo do capital de giro no plano de viabilidade elaborado por Jordano poderia implicar, em virtude do desconhecimento deste, na incapacidade de a empresa cumprir com o pagamento de obrigações de curto prazo contraídas de terceiros.
É correto o que se afirma em Alternativas
A) I e III, apenas.
B) II e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) II e IV, apenas.
estreladodia:
Resposta certo:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
E) II e IV, apenas
Explicação:
Perguntas interessantes