Administração, perguntado por 1fernandalima, 1 ano atrás

o capital de giro e formado pelo ativo circulante do balanço patrimonial da empresa.normalmente constituidos pelas contas :disponibilidaes ,contas a receber e estoques .essa altenativa de deixa o valor mnimo possivel em capital de girotraz maior rentabilidade para a empresa ,porém taz riscos .neste sentido,cite e explique dois riscos de manter o valor minimo de capital de giro.

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
1

Ao se tratar de capital de giro das organizações normalmente trazemos dois riscos: O risco Econômico e o Risco Financeiro.


- Risco Econômico: É o risco que é definido de acordo com o negócio da empresa, normalmente definido pela análise de Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

- Risco Financeiro: é o risco de não conseguir obter lucro, seja por inadimplência dos consumidores ou falta de gestão financeira.


O capital de giro pode ser bruto (ativo circulante) ou líquido (ativo circulante - passivo circulante). Entretanto, o capital de giro funciona no curto prazo, para caso seja necessário pagar seus passivos seja possível fazê-lo através do Capital de Giro, entretanto há fatores imprevisíveis a todo negócio, normalmente detectados pela ameaça (lembra do risco econômico?) Vamos citar um exemplo:

- Uma empresa compra suas mercadorias em dólar e vende em território nacional, esta empresa mantém capital de giro mínimo. Devido a um escândalo nacional a Bolsa de Valores perdeu credibilidade e o dólar aumentou, do dia para noite. O capital de giro da empresa não conseguiu suprir a diferença para aquisição de seus produtos, já que esta não conhecia o risco de seu negócio.

Por isso é fundamental uma análise de riscos completa da empresa.

Perguntas interessantes