"O câncer infantojuvenil é menos frequente quando se compara sua ocorrência em adultos, equivalendo a 2,5% dos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer – Inca (2014). Contudo, para essa faixa etária de zero a 19 anos, em nosso país, o câncer é a segunda causa de morte. A forma mais comum é a leucemia, com 29,9% de incidência. Há décadas, sua incidência é estável, mas houve uma diminuição na taxa de mortalidade, com taxas de cura ou sobrevida de 70%" (GUIMARÃES, 2015).
Pedro, 4 anos de idade, teve diagnóstico médico de leucemia e realiza o tratamento com quimioterapia. Na avaliação fisioterápica observa-se fadiga muscular antes, durante e depois de atividades, interferindo na execução das atividades de vida diária.
Tomando como referência o câncer infantil, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A fadiga é um sinal presente em quase 80% dos pacientes oncológicos pediátricos, que pode prejudica e interferir na qualidade de vida e execução das atividades de vida diária.
( ) Não são recomendáveis recursos como a termoterapia, pois o calor direcionado ao local do tumor pode aumentar a irrigação sanguínea no local, aumentando o metabolismo local.
( ) Nos pacientes com câncer deve-se ser exercitado tanto a capacidade aeróbica, quanto o condicionamento físico, fortalecimento muscular, propriocepção, e descarga de peso (evitando a osteoporose, muito comum naqueles submetidos a quimioterapia).
( ) A população infantil oncológica normalmente não possui quadro álgico, por isso o enfoque maior deve ser na reabilitação muscular para manter a independência funcional do paciente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
V – F – V – V.
b.
V – F – V – F.
c.
V – V – V – F.
d.
F – F – V – V.
e.
V – V – F – F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
50
Resposta:
V – V – V – F. Correto
Explicação:
Respondido por
17
Resposta: V-V-V-F
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes