Saúde, perguntado por charlespiran2, 2 meses atrás

​O campo de trabalho em pré e pós-operatório em cirurgias plásticas na área da estética, vem crescendo e evoluindo muito. Nos últimos tempos, estamos experimentando inovações tecnológicas desde a realização da técnica cirúrgica até o atendimento ambulatorial estético dos indivíduos submetidos a cirurgias nesta área.

​Costumo dizer aos estudantes, e agora tenho enorme prazer de dizer a você, que trabalha com a área voltada às cirurgias plásticas estéticas, que este é um dos campos de atuação de maior reconhecimento profissional, é a área em que visualizamos o poder de nossas mãos e técnicas. Neste âmbito, você tem a oportunidade de ver a reabilitação do seu paciente/cliente, tem a oportunidade de reabilitar o sistema linfático e os tecidos envolvidos, bem como a oportunidade de visualizar a cicatrização tecidual e o restabelecimento da saúde e da autoestima de pessoas submetidas a procedimentos da área.
​​
Diante deste crescimento, há uma demanda de mercado, e me atrevo dizer que esta necessidade é imediata, ou seja, os profissionais da área da estética que gostam ou querem trabalhar e se dedicar a esta área de trabalho precisam se aperfeiçoar, atualizar-se, estudar e aprimorar suas técnicas terapêuticas para que, desta forma, possam acompanhar as inovações das cirurgias plásticas.

​Kashiwakura,Priscilla Hellen Martinez Blanco. Pré e pós operatório de cirurgias plásticas. Maringá- PR. Unicesumar, 2021.


​​ Sabendo que você é uma profissional da área da estética e que tem um papel fundamental na cirurgia de seu paciente, imagine-se, realizando o acolhimento desta paciente:

''Mulher de 52 anos, deixou os cuidados pessoais para se dedicar aos cuidados de sua família. Insatisfeita com sua aparência, procurou iniciar procedimentos para aliviar os sinais de envelhecimento e cansaço. Realizou a cirurgia de Lifting facial, Blefaroplastia e Rinoplastia da Ponta do nariz. ''

Após a analise do caso clínico, responda as questões a seguir:

1) O tecnólogo em Estética e Cosmética, quando trabalha na área de pré e pós-operatório em cirurgias estéticas, necessita conhecer a técnica que seu paciente foi submetido, para programar o seu atendimento. Através dos estudos nesta disciplina, indique as principais complicações relacionadas a cirurgia de lifting facial.

2) Através das aulas conceituais e ao vivo e da leitura do livro da disciplina de Pré e Pós operatório de Cirurgia Plásticas, descreva quais são as técnicas de blefaroplastia.

3) Sabemos que existem diversas técnicas para a realização da rinoplastia, sendo assim, cite as técnicas cirúrgicas que podem ser realizadas neste tipo de procedimento.

​4) Quais aspectos devem ser observados pelo profissional da área da estética durante a avaliação no período pré-operatório.

5) Quanto a atuação dos profissionais da área da estética no pré-operatório de cirurgias plásticas, cite quais procedimentos estes profissionais podem realizar na paciente citada no caso clínico.


christianefc29: 1) O tecnólogo em Estética e Cosmética, quando trabalha na área de pré e pós-operatório em cirurgias estéticas, necessita conhecer a técnica que seu paciente foi submetido, para programar o seu atendimento. Através dos estudos nesta disciplina, indique as principais complicações relacionadas a cirurgia de lifting facial.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigoschlittlerofi
0

Resposta: 1) As complicações mais comuns são hematomas, lesão cutânea, lesão nervosa, alopecia traumática, cicatrizes, pigmentação e dor (LACRIMANTI; GORETTI, 2014).

2) : Blefaroplastia é o procedimento cirúrgico para correção de excesso de pele palpebral, em casos de ptose da pálpebra. A técnica consiste em anestesia local, o excesso de pele é retirado acima do sulco palpebral superior, e a retirada da bolsa gordurosa da pálpebra inferior é realizada por uma incisão transconjuntival. Neste tipo de cirurgia, podem ocorrer edemas, contratura cicatricial, retração da pálpebra, olhos secos, assimetria da pálpebra (PIMENTEL, 2006).

3) Blefaroplastia é o procedimento cirúrgico para correção de excesso de pele palpebral, em casos de ptose da pálpebra. A técnica consiste em anestesia local, o excesso de pele é retirado acima do sulco palpebral superior, e a retirada da bolsa gordurosa da pálpebra inferior é realizada por uma incisão transconjuntival. Neste tipo de cirurgia, podem ocorrer edemas, contratura cicatricial, retração da pálpebra, olhos secos, assimetria da pálpebra (PIMENTEL, 2006).

4) De uma forma geral, o pré-operatório estético funciona como orientação para o paciente, além das abordagens terapêuticas realizadas. É nesse momento que o indivíduo é preparado para a cirurgia e começa a tratar do plano de tratamento pós-cirúrgico (FERNANDES et al., 2010; FERREIRA, 2000; GUIRRO, GUIRRO, 2004). O profissional da área da estética possui um papel, no período pré-operatório, bastante significativo. As observações médicas revelam que o/a paciente que se submete a sessões de procedimentos estéticos antes da cirurgia, certamente, apresentará recuperação muito mais rápida e eficiente, pois apresentará a pele mais preparada e hidratada para o trauma cirúrgico. Isso favorece o processo de cicatrização, na prevenção ou na atenuação de edema, equimose e fibrose, promoverá, também, tratamentos relaxantes para aliviar a tensão e a ansiedade. Podemos, ainda, reforçar as orientações médicas, lembrando e repassando as recomendações que o cliente deve seguir nos dias que antecedem à cirurgia (FERNANDES et al., 2010; FERREIRA, 2000; GUIRRO, GUIRRO, 2004). Segundo Borges (2006), o pré-operatório tem por objetivo fortalecer os vasos sanguíneos e linfáticos da região que será operada. Esteticistas estão habilitados a utilizar técnicas de pré-operatório capazes de melhorar os tônus muscular e tissular, com técnicas manuais ou com o auxílio de equipamentos, podendo utilizar os dois juntos.

5) ??

Explicação:

Perguntas interessantes