Pedagogia, perguntado por fanitinha12, 1 ano atrás

O campo de estudo do currículo foi fortemente marcado pelos sociólogos, especialmente durante o século XX, que procuraram, à luz da história, engendrar suas formulações e analisar como as sociedades determinaram quais conteúdos e saberes deveriam ser ensinados e como estes se articulavam com seu projeto de organização política, econômica, social e de classe. A partir disso surgiram as teorias curriculares, são elas: 1: Teorias não críticas ou teorias tradicionais 2: Teorias críticas 3: Teorias pós-críticas Atribuindo os números 1, 2 e 3 para cada definição indique qual descrição abaixo expressa cada uma delas. ( ) Compreendem o currículo como neutro, científico e objetivo. A necessidade de especialização do currículo e da especificidade disciplinar justifica-se pelo fato de que os conteúdos deveriam ser prescritos para que pudessem ser eficientes, em alusão ao modelo industrial e fabril que estava sendo posto. ( ) Nessas teorias leva-se em consideração a identidade, alteridade, diferença, subjetividade, multiculturalismo e o sujeito. ( ) Tiveram como escopo subverter a ordem e a lógica da organização curricular proposta pela vertente tradicional. Elas questionavam o formalismo curricular e o aporte quase exclusivamente técnico, questionando que o saber escolar também legitimava as desigualdades presentes nos âmbitos social, econômico, político e cultural. ( ) Os principais pensadores que contribuíram e influenciaram essa teorias curriculares foram os pós-estruturalistas representados por Foucault, Derrida e Guattari. A visão desses teóricos sobre o currículo refuta a construção dele como unívoco, centrado, unitário, neutro, objetivo e racional, porque o processo de subjetivação sempre está presente dentro da construção curricular. Assinale a alternativa cuja sequência indica corretamente as características das teorias curriculares.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucianasoaresxpeci6q
14

letra e. 2 , 1 , 2 , 3

Respondido por EduardoPLopes
0

I é preenchido pelo item 1, sendo esta abordagem a mais antiga e tradicional, revivida pelos tecnicistas, da função da escola.

II é preenchido pelo item 3, de modo que as teorias que dão grande ênfase ao fenômeno da subjetividade são todas posteriores ao período "crítico" dos currículos.

III é preenchido pelo item 2, de modo que são "críticos" na medida que consideram que o posicionamento tradicional (onde o currículo era supostamente neutro) não era defensável.

IV é preenchido pelo item 3, sendo estes pensadores também chamados de pós-modernos.

Perguntas interessantes