O campo da moral ou da filosofia moral remonta aos tempos clássicos da filosofia na Grécia e, em cada época diferente, teorias foram elaboradas, combatidas, contextualizadas e reconstruídas. Entre as teorias éticas, a diferença está no foco voltado para finalidade, conseqüência ou princípios prévios que orientem a ação. Outra questão é a capacidade de perceber e avaliar o sentido e a abrangência da liberdade de escolhas morais.
Tendo as considerações acima apenas como referência inicial, julgue o item seguinte.
O utilitarismo é uma doutrina ética que considera as ações boas ou más em função das conseqüências para a promoção da felicidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O utilitarismo é uma é teleológica, ou seja, julga, se positivo ou negativo, um ato a partir de suas consequências e não do ato em si. Sua formulação teórica nasce a partir das indagações e trabalhos do jurista inglês Jeremy Bentham (1748 - 1832) para quem o estabelecimento das leis não deve obedecer ou ser regido a partir de um direito natural e fictício, mas por algo real é útil. Segundo, o jurista, está motivação real é útil seria e felicidade coletiva e com este fim os homens se organizaram em contrato obedecendo suas leis permitindo assim a construção desta felicidade coletiva.
Logo, o item está correto. É isso, espero ter ajudado!!
Logo, o item está correto. É isso, espero ter ajudado!!
Respondido por
1
o utilitarismo é uma teleológica, um ato a apartir de suas consequencias e não do ato em si, a afirmativa está correta
Perguntas interessantes