O campo conceitual multiplicativo é formado por um conjunto de situações que envolvem as operações de multiplicação e/ou divisão, com base em um campo amplo de significados. Considerando o pensamento de Vergnaud (1994) , assinale a alternativa que corresponde a multiplicação comparativa: a. Luis ganhou 20 figurinhas de seu amigo, perdeu 10 figurinhas jogando. Com quantas figurinhas Luis ficou? b. Marcos tem 15 figurinhas e seu primo Otávio tem o dobro das figurinhas de Marcos. Quantas figurinhas tem Otávio? c. Rafael gosta muito de sorvete. Ele podia escolher duas bolas de sorvete com 4 tipos de cobertura entres os oferecidos na sorveteria. Quantos tipos de sorvete ele poderia escolher? d. Numa caixa de pêssegos, as frutas estão dispostas em 4 fileiras e 5 colunas, quantos pêssegos há nessa caixa? e. Sofia foi viajar para a praia. Ela colocou em sua mala duas saias, uma preta e uma jeans e três camisetas, uma vermelha, outra branca e uma dourada. De quantas formas Sofia pode se vestir nessa viagem combinando suas 3 camisetas com suas 2 saias?
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta: Marcos tem 15 figurinhas e seu primo Otávio tem o dobro das figurinhas de Marcos. Quantas figurinhas tem Otávio
Explicação passo-a-passo:
Respondido por
3
A multiplicação comparativa quando não se parte de números absolutos, mas sim da referência a um outro valor, e só faz sentido se concebida em relação a este mesmo valor.
Se diferencia da maior parte da matemática por não ser a priori e nem tem um resultado intrínseco, só sendo compreendido dentro de determinado contexto, de modo que, sem a informação que ela referencia o resultado da equação é impossível.
Das alternativas, a alternativa B apresenta um exemplo de multiplicação comparativa, uma vez que o número de figurinhas de Otávio depende (é o dobro) do número de figurinhas de seu primo.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás