Ed. Moral, perguntado por Mariana2007s, 8 meses atrás

O caminho da transcendência é exclusividade das religiões? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelelaura83
39

Resposta:

Boa tarde!

Explicação:

Na religião, a transcendência é o aspecto da natureza e do poder de uma divindade que é totalmente independente do universo material, além de todas as leis físicas conhecidas. Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude. Isso é contrastado com a imanência, onde se diz que um deus está completamente presente no mundo físico e, portanto, acessível às criaturas de várias maneiras. Na experiência religiosa, a transcendência é um estado de ser que superou as limitações da existência física e, por algumas definições, também se tornou independente dela, como tipicamente é dito se manifestar em oração, estado numinoso, iluminação espiritual, séance, meditação, psicodélicos e "visões" paranormais.

Ela é afirmada no conceito de várias tradições religiosas do divino, que contrasta com a noção de um deus (ou, o Absoluto) que existe exclusivamente na ordem física (imanentismo), ou é indistinguível dela (panteísmo). A transcendência pode ser atribuída ao divino não apenas em seu Ser, mas também em seu conhecimento. Assim, um deus pode transcender o universo e o conhecimento (está além do alcance da mente humana).

Embora a transcendência seja definida como o oposto da imanência, as duas não são necessariamente mutuamente exclusivas.

Alguns teólogos e metafísicos de várias tradições religiosas afirmam que um deus está dentro e além do universo (panenteísmo); nele, mas não dele; simultaneamente permeando-o e superando-o.

Espero ter ajudado!


isabelelaura83: Espero Ter ajudado ^-^
joicyemaria007: obg
Respondido por michelsampaio11
14

Resposta:

O caminho da transcendência não é algo exclusivo das religiões, mas tem a ver com a postura do ser humano diante da vida.

Explicação:

É largar-se do meu egocentrismo para conviver com os outros;

é dar a vida para outra pessoa, e por aí fora. E isso implica nas

seguintes ideias: amar alguém; salvar alguém; dar a minha vida

a alguém; conhecer novas realidades; ter novas amizades fora

do meu país, etc.

Perguntas interessantes