Química, perguntado por ernanibribeiro, 1 ano atrás

O calor sensível está ligado diretamente à variação da temperatura. Já o Calor latente está ligado à energia térmica que transforma em energia potencial de agregação das moléculas. Essa transformação altera o arranjo físico, provocando uma mudança de estado. Quando o gelo a 0ºC recebe calor, notaremos com o passar do tempo, que o gelo se transforma em água (líquido), mas não varia a temperatura durante toda a fusão. A quantidade, aproximada, de calor absorvida (kJ) para que 1L d'água congelado e à – 4°F vaporize e chegue a temperatura de 403 K será de: Dados: cgelo = 0,5 cal/g. °C; cágua = 1 cal/g. °C; cvapor =2,01 kJ/kg.K; LF = 334 KJ/kg; Lv = 2260 KJ/Kg Densidade da água: d:1g/cm³, L=1dm³=1000cm³O calor sensível está ligado diretamente à variação da temperatura. Já o Calor latente está ligado à energia térmica que transforma em energia potencial de agregação das moléculas. Essa transformação altera o arranjo físico, provocando uma mudança de estado. Quando o gelo a 0ºC recebe calor, notaremos com o passar do tempo, que o gelo se transforma em água (líquido), mas não varia a temperatura durante toda a fusão.

A quantidade, aproximada, de calor absorvida (kJ) para que 1L d'água congelado e à – 4°F vaporize e chegue a temperatura de 403 K será de: Dados:

cgelo = 0,5 cal/g. °C;

cágua = 1 cal/g. °C;

cvapor =2,01 kJ/kg.K;

LF = 334 KJ/kg;

Lv = 2260 KJ/Kg

Densidade da água: d:1g/cm³, L=1dm³=1000cm³

Soluções para a tarefa

Respondido por bryanavs
6

Conforme o enunciado nos disse, podemos confirmar que então que a quantidade, aproximada, de calor absorvida (kJ) para que 1L d'água congelado e à – 4°F vaporize e chegue a temperatura de 403 K será de 2,116kcal.

Vamos aos dados/resoluções:

PS: Uma boa dica para resolver esse tipo de problema é quando for mudanças de fase, use o calor latente, quando for apenas temperatura/resfriamento/aquecimento, use o calor específico.

Desenvolvendo por partes, teremos então:

1°- Sabemos que o gelo precisa aquecer para chegar a 0°C e desse modo entrar em fusão. Assim, a primeira parte é calcular o calor que o gelo precisa ganhar para atingir 0°C

2°- Logo, agora o gelo vai aquecer até se transformar em água, você irá usar o calor latente.

3°-Como só temos água agora, você precisa esquenta-la. Pra isso, usaremos o calor específico.

4°- Finalizando então, sabemos que o calor total deu 2.116cal, para converter isso para kcal basta dividir por 1000, gerando assim o resultado de 2,116kcal.

espero ter ajudado nos estudos,

Perguntas interessantes