O calor específico sensível do chumbo é 0,030 cal/g°C enquanto que o do ferro é de 0,10 cal/g°C. Isto significa que: *
a) Se fornecermos a mesma energia calorífica a 1 kg de ferro e a 1 kg de chumbo, o chumbo aquecerá mais.
b) Se 1 Kg de chumbo a 100°C e 1 kg de ferro a 100°C são colocados para esfriar até atingirem a temperatura ambiente, o chumbo liberará maior quantidade de energia calorífica para o ambiente
c) Para a mesma quantidade desses materiais, é mais fácil (gasto de menor energia) aquecer o ferro do que aquecer o chumbo até uma determinada temperatura.
d) Para efeitos de aquecimento podemos dizer que 100g de ferro equivalem a 30g de chumbo.
e) Se o calor específico sensível do ferro é maior do que o do chumbo, a capacidade térmica do ferro também será maior do que a do chumbo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa A
Explicação:
se fornecermos a mesma energia calorífica de 1 kg de ferro e a 1 kg de chumbo, o chumbo aquecera mais.
Sobre os valores de calor específico do ferro e do chumbo, é correto afirmar que se fornecermos a mesma energia térmica a uma mesma quantidade de ferro e de chumbo, o chumbo aquecerá mais que o ferro (letra A).
Calor específico e capacidade térmica
O conceito de calor espeífico é muito estudado na área da física denominada de Calorimetria. Nesse sentido, cada substância apresenta o seu próprio valor de calor específico, o qual indica a quantidade de energia térmica necessária para que haja variação de temperatura.
Considerando que o chumbo apresenta um menor calor específico que o ferro, é correto afirmar que ele é mais fácil de ser aquecido. Como outro exemplo é possível citar a água, a qual apresenta um alto valor de calor específico e, portanto, necessita de muita energia para ser aquecida. A capacidade térmica, por outra lado, considera a massa de um corpo em questão.
Outra questão sobre calor específico:
https://brainly.com.br/tarefa/8626071
#SPJ2