O caldo de cana é um líquido opaco, que tem uma cor que varia do pardo ao verde escuro, é espumoso e viscoso que possui um sabor doce. A extração do caldo é feita em moendas e origina um líquido suscetível de fermentar, que é chamado de mosto após a filtração. Para ser usado na produção de aguardente deve passar por várias etapas. Qual etapa garante uma fermentação adequada para produção de aguardente? Escolha uma: a. Fermentação secundária. b. Composição química do caldo. c. Tipo de bolores presentes. d. Correção do mosto. e. Esterilização do mosto.
Soluções para a tarefa
Resposta: D) Correção do mosto.
Mosto é todo caldo suscetível a fermentação.
Para que se obtenha bons resultados na fermentação, e necessário que o mosto satisfaça algumas condições: menor contaminação inicial por microrganismos, adequada concentração de açúcares fermentáveis e adequada correção.
O mosto irá ter menor contaminação inicial se houver boas práticas de fabricação dentro da indústria, tais como: manter limpas as mesas, as esteiras, as unidades esmagadoras de cana, os depósitos, as dornas, as bombas e as canalizações postos em contato direto com o caldo de cana.
Para que o mosto esteja em estado ideal para uma fermentação com maior rendimento, ira passar por correções em diversos setores, como:
Diluição e Homogeneização
Temperatura
Acidez do mosto
Nutrientes
Desinfetantes
Resposta:
Correção do mosto
Explicação:
Correta pelo AVA