Química, perguntado por lenilsontc, 1 ano atrás

O cálcio é encontrado em plagioclásios (CaAl2Si2O8) e em anfibólios e piroxênios­ perfaz 25.700 mg/Kg nas rochas ígneas. Forma depósitos de carbonatos, calcita e aragonita (CaCO3) e dolomita (CaCO3.MgCO3), bem como a anidrita (CaSO4) e diversos minerais. É o cátion mais comum em águas doces. Seu conteúdo na maioria dos casos é determinado pelo sistema de equilíbrio CaCO3 – CO2 – H2CO3 – HCO3- – CO32-, conhecido como equilíbrio carbonato de cálcio-dióxido de carbono. Nas águas naturais, além dos íons de cálcio (Ca2+), são encontrados bicarbonato (CO32-), magnésio (Mg2+), pequenas quantidades de cloretos (Cl-), sódio (Na+), fluoretos (F-), manganês (Mn2+), ferro (Fe2+ e Fe3+) e potássio (K+). Os corpos presentes na água doce normalmente contêm concentrações de íons sódio e potássio tão elevadas quanto às de cálcio, magnésio e bicarbonatos. (Texto adaptado: Celligot, André. Considerações sobre análises químicas de águas subterrâneas. Geografia, Londrina, V. 8, n. 1, p. 92, jan./jun. 1999. Disponível em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/download/10207/9020 . Acesso em: 05 dez 2018.) Para esta atividade deve-se elaborar um texto conciso que de forma objetiva apresente algumas características dos íons cloretos, fluoreto, ferro. O texto deve apresentar as fontes/origens e como são encontrados nas águas naturais.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
1

Os cloretos são íons formados por um átomo de cloro carregado negativamente (Cl-1). As principais fontes de cloretos de são as algas marinhas e nas águas naturais.

O fluoreto corresponde à forma iônica do flúor e é formado por um átomo de cloro carregado negativamente (F-1). As principais fontes de fluoreto são as rochas e exoesqueletos de pequenos animais marinhos.

O ferro é um elemento químico encontrado no estado sólido. As principais fontes de ferro são carne vermelha, vegetais escuros e leguminosas. Em águas naturais, principalmente nas águas subterrâneas, o ferro ocorre em grandes concentrações.

Bons estudos!

Perguntas interessantes